keyboard_backspace

Página Inicial

Mundo

Regras para contato com alienígenas estão sendo criadas

O grupo de pesquisa está preocupado com um possível encontro com alienígenas, por isso passou a pensar em como a humanidade deve se portar diante desse fato

Ovnis
Foto: Divulgação

Caso algum ser alienígena entrasse em contato com a Terra, o que a humanidade faria? É o que um novo grupo internacional de pesquisadores, da Universidade de St. Andrews, que descobrir, coordenando a expertise nacional para tentar criar uma espécie de “protocolo de contato alienígena” e, assim, preparar a humanidade para algum evento do tipo.

Coordenado por John Elliot, cientista da computação na universidade, a ideia é que o grupo SETI Detection Hub vá além do pensamento focado em como um possível encontro extraterrestre possa afetar a humanidade, direcionando os esforços para a resposta a este encontro. Por enquanto, o único protocolo existente para algo do tipo foi criado em 1989, e é bastante vago no que diz respeito à resposta internacional para a comunicação alienígena, caso aconteça.

Elliot observa que não se sabe se seres extraterrestres podem entrar em contato com a Terra, e menos ainda quando isso poderia acontecer. “O que sabemos é que não podemos estar despreparados — científica, social e politicamente sem rumo — para um evento que pode se tornar realidade já amanhã”, disse.

Para isso, a ideia não é trabalhar com a transmissão de mensagens a possíveis seres extraterrestres na expectativa de que algum deles esteja “à escuta” e, quem sabe, responda. Assim, eles planejam escanear sinais em busca de possíveis mensagens enviadas por formas de vida alienígenas, desenvolvendo uma estrutrura para incluir significado aos sinais.

Além disso, eles vão enviar relatórios que destaquem os efeitos de determinadas políticas, desenvolvendo também protocolos e tratados para respostas a mensagens extraterrestres hipotéticas. “Escanear sinais de origem assumidamente extraterrestre em busca de estruturas de linguagem e incorporar significados é um processo elaborad e demorado, durante o qual nosso conhecimento irá avançar em vários passos enquanto apredemos ‘alienigenês'”, finalizou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mundo

Vídeo mostra momento em que helicóptero cai no rio Hudson em Nova York

Seis pessoas morreram na queda, incluindo duas crianças, segundo autoridades locais

Mundo

Helicóptero cai no rio Hudson, em Nova York; há mortos

Cinco pessoas estavam a bordo; equipes de resgate seguem buscas por sobreviventes

Mundo

Número de mortos em desabamento de boate sobe para 221

Equipes encerram buscas após tragédia histórica

Mundo

Sobe para 124 o número de mortos em desabamento de teto de boate

Estrutura cedeu durante show e deixou mais de 250 feridos

Mundo

Sobe para 113 o número de mortos em desabamento de teto de boate

As equipes de resgate continuam trabalhando na busca por pessoas desaparecidas

Mais notícias

Trânsito

Movimento intenso causa lentidão na BR-101 em Itapema

Há filas de aproximadamente 12 quilômetros entre Itapema e Balneário Camboriú