keyboard_backspace

Página Inicial

Inusitado

Rara explosão estelar pode ocorrer a qualquer momento e será vista a olho nu segundo a NASA

Este fenômeno ocorre aproximadamente uma vez a cada 80 anos

Rara explosao estelar podera acontecer a qualquer momento e sera vista a olho nu no Brasil Visor Notícias
Representação mostra T Coronae Borealis (Foto: NASA, Goddard Space Flight Center)

Os céus de Santa Catarina e de todo o Brasil poderão ser palco de um espetáculo astronômico raro nos próximos meses. Uma explosão estelar, conhecida como “nova”, no sistema binário T Coronae Borealis, tem previsão de ser visível a olho nu até setembro deste ano, de acordo com a NASA.

O fenômeno ocorre quando o hidrogênio acumulado na superfície de uma anã branca — uma estrela morta do tamanho da Terra mas com massa comparável à do nosso Sol — é aquecido a ponto de detonar termonuclearmente, expelindo material estelar no espaço. Este evento estelar não só é brilhante o suficiente para ser visto sem auxílio de telescópios, mas também é uma oportunidade rara de observação astronômica, ocorrendo aproximadamente uma vez a cada 80 anos.

A última vez que T Coronae Borealis foi observada em explosão foi há várias décadas, tornando este evento altamente antecipado pela comunidade científica e entusiastas do céu. Rebekah Hounsell, cientista assistente de pesquisa no Goddard Space Flight Center da NASA, destacou o significado deste evento: “É uma oportunidade única na vida que pode inspirar muitos novos astrônomos, oferecendo aos jovens a chance de observar um fenômeno cósmico, fazer perguntas próprias e coletar dados.”

Como observar?

Para aqueles interessados em observar o fenômeno, recomenda-se buscar locais com baixa poluição luminosa, longe das luzes das cidades. Aplicativos astronômicos como Star Walk 2 e Sky Tonight podem ajudar a localizar a constelação onde T Coronae Borealis estará visível. Basta digitar “T CrB” na ferramenta de busca desses aplicativos e apontar o dispositivo móvel para o céu noturno.

A comunidade astronômica de Santa Catarina e adjacências está especialmente animada, dada a clareza dos céus na região durante o período de inverno, o que pode proporcionar condições ideais para a observação.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Barbara
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Inusitado

Tinder cria caminhão de lixo para descartar lembranças de ex-relacionamentos

A ação, chamada "Move On", nasceu de uma pesquisa que mostrou como o ato de jogar fora lembranças do passado é visto por muitos como um gesto de bem-estar

Inusitado

Carro misterioso é achado intacto em navio da 2ª Guerra no fundo do mar

Veículo foi localizado no Pacífico; ainda é um mistério como o automóvel foi parar dentro do navio afundado há mais de 80 anos

Inusitado

Carta psicografada de Beto Carrero traz recado emocionante a Renato Aragão

A carta, de aproximadamente 10 minutos, aborda reflexões sobre a vida, a vaidade, o desencarne e a dificuldade de desapego após a morte

Inusitado

Fungo da série The Last of Us da HBO existe na vida real

Na natureza, esse parasita infecta insetos, como formigas, assumindo o controle de seus corpos e levando-os à morte

Inusitado

Homem pinta galinha de verde para vender como papagaio em site de e-comerce

Tentativa de fraude viralizou na internet: "se náo entende de papagaio não se meta no negócio"

Mais notícias

Segurança

Incêndio de grandes proporções atinge empresa de tecnologia em SC; confira o vídeo

Três caminhões foram mobilizados para o combate ao incêndio, que segue em andamento

Meio Ambiente

Porto Belo mantém todos os pontos próprios para banho, segundo relatório do IMA

As análises foram divulgadas no mais recente relatório, publicado na última sexta-feira (2)