Experimento busca simular os efeitos da microgravidade no corpo humano, ajudando a entender como o organismo reage
A Agência Espacial Europeia (ESA) está recrutando voluntários para ficarem deitados por 10 dias seguidos em uma cama de água, sem colocar os pés no chão, e oferece 5 mil euros, cerca de R$ 31,2 mil, pela participação. O experimento, chamado Vivaldi III, busca simular os efeitos da microgravidade no corpo humano, ajudando a entender como o organismo reage em missões espaciais prolongadas.
A pesquisa é conduzida na Clínica Espacial Medes, na França, e utiliza a técnica de imersão seca: os participantes ficam suspensos por um tecido sobre um colchão d’água, simulando a sensação de ausência de peso, semelhante à vivida na Estação Espacial Internacional. A ESA seleciona apenas homens entre 20 e 40 anos, saudáveis, não fumantes e com índice de massa corporal entre 20 e 26.
Além de contribuir para a segurança em futuras missões espaciais, os resultados do estudo também podem ser úteis para a medicina tradicional, especialmente em tratamentos voltados a idosos, pacientes acamados ou com doenças musculoesqueléticas. A ESA afirma que os dados obtidos ajudarão a desenvolver medidas de proteção à saúde humana dentro e fora da Terra.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.