Massimiliano Strappetti acompanhou Francisco até o fim e foi alvo das últimas palavras do pontífice
Horas antes de morrer, o papa Francisco fez um gesto de despedida a seu enfermeiro pessoal, Massimiliano Strappetti, agradecendo por ter lhe proporcionado uma última volta de papamóvel na Praça de São Pedro no Domingo de Páscoa. “Obrigado por me trazer até a praça”, disse o pontífice, segundo informações do Vaticano. Francisco sofreu um mal súbito por volta das 5h30 de segunda-feira (21), entrou em coma e morreu pouco depois, aos 88 anos, em sua residência na Casa Santa Marta, em Roma.
Strappetti, de 56 anos, é enfermeiro da Santa Sé e acompanhava o papa 24 horas por dia. Reconhecido pela discrição, ele já havia atuado nos cuidados de João Paulo II e Bento XVI. Desde 2021, ganhou a confiança de Francisco ao recomendar uma cirurgia decisiva para o pontífice, que depois o nomearia como assistente pessoal de saúde.
Casado e torcedor da Lazio, Strappetti esteve ao lado do papa durante os 38 dias de internação por pneumonia entre fevereiro e março. Francisco sempre demonstrou carinho pela classe da enfermagem, a quem atribuía ter salvado sua vida ainda jovem, na Argentina. Mesmo debilitado, o pontífice insistiu em seguir sua rotina até o fim, contrariando orientações médicas.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.