O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, foi eleito nesta quinta-feira (8) como o novo líder da Igreja Católica. Ele assume o pontificado como papa Leão XIV, tornando-se o 267º papa da história e o primeiro dos Estados Unidos a ocupar o cargo. A decisão foi anunciada com a tradicional fumaça branca na chaminé da Capela Sistina, por volta das 13h09 (horário de Brasília), no segundo dia do conclave.
Prevost é conhecido por sua afinidade com os ideais do papa Francisco e por sua trajetória missionária e acadêmica. É membro da Ordem de Santo Agostinho e teve atuação destacada como missionário no Peru, onde foi chanceler da Prelazia de Chulucanas entre 1985 e 1986.
Quem é o novo papa
Nascido em Chicago, Illinois (EUA), em 14 de setembro de 1955, Robert Francis Prevost ingressou na vida religiosa em 1977, fazendo votos solenes em 1981. Foi ordenado sacerdote em 1982, após concluir o Mestrado em Divindade no Catholic Theological Union, em sua cidade natal.
Com sólida formação, concluiu licenciatura e doutorado em Direito Canônico no Pontifício Colégio de São Tomás de Aquino (Angelicum), em Roma. Sua tese abordou o papel do prior local na Ordem Agostiniana. De 2001 a 2013, Prevost ocupou o cargo de Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho, e antes disso, foi eleito prior provincial da província de Chicago.
Ao saudar os fiéis na Praça São Pedro, papa Leão XIV destacou sua ligação com a América do Sul, mencionando em especial os católicos peruanos. O novo pontificado se inicia com expectativa de continuidade das reformas e aproximação com os fiéis promovidas pelo antecessor.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.