Desabastecimento atinge imunizantes essenciais, como varicela e tetraviral; dos 230 municípios ouvidos, 199 relataram desabastecimento, tornando Santa Catarina o estado mais afetado do país
Uma pesquisa da Confederação Nacional de Municípios revelou que 87% das cidades catarinenses enfrentaram falta de vacinas em 2024. Dos 230 municípios ouvidos, 199 relataram desabastecimento, tornando Santa Catarina o estado mais afetado do país. Entre os imunizantes mais escassos estão as vacinas de varicela e tetraviral, que protege contra sarampo, rubéola, caxumba e catapora.
A cobertura vacinal da varicela está em 72,5%, abaixo do ideal, segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive). O superintendente de Vigilância em Saúde, Fábio Gaudenzi, destacou dificuldades na aquisição de insumos como causa principal. O Ministério da Saúde informou que houve escassez global de matéria-prima para a vacina de varicela, mas promete resolver a situação com novos fornecedores. As informações são da NSC.
Florianópolis enfrenta estoques críticos da vacina tetraviral e da Covid-19 para crianças. Apesar disso, a Dive reforça a importância de manter o calendário de vacinação em dia e orienta a população a buscar imunização assim que as vacinas estiverem disponíveis.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.