A bateria é considerada comprometida quando sua capacidade cai abaixo de 70% a 80% da original
Os carros elétricos apresentam vida útil semelhante à dos veículos a combustão, com a durabilidade média entre 15 e 20 anos. O principal componente que define essa longevidade é a bateria, cuja capacidade de carga diminui gradualmente devido a mudanças químicas e físicas ao longo do tempo.
A bateria é considerada comprometida quando sua capacidade cai abaixo de 70% a 80% da original, podendo demandar substituição. Na Europa, o custo para trocar a bateria pode variar entre 4.500 e 18.600 euros, dependendo do modelo e da fabricante. Marcas como Tesla, BMW e Nissan apresentam preços diferenciados de acordo com os modelos de seus veículos. As informações são do ND.
Apesar do custo elevado, especialistas apontam que os preços das baterias devem reduzir nos próximos anos, impulsionados por avanços tecnológicos e pelo aumento na escala de produção. Além disso, iniciativas de economia circular, como a reutilização e reciclagem de componentes, têm ganhado força e podem ajudar a mitigar os custos de substituição no futuro.
Combinando inovação e sustentabilidade, o mercado de veículos elétricos continua evoluindo, oferecendo soluções cada vez mais acessíveis e alinhadas às demandas ambientais.
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