keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Próximos dias com queda brusca nas temperaturas, mais chuva e formação de ciclone

Previsão indica que Litoral deve registrar entre 7ºC a 10ºC

Imagem mostra casal na chuva e frio
Foto: Julio Cavalheiro/Secom/Ilustrativa

Os eventos climáticos extremos, como as chuvas torrenciais que caíram em Santa Catarina nos últimos dias, não devem parar muito cedo. Segundo a Epagri/Ciram e Defesa Civil, esta será uma semana de muitas viradas no tempo. Nos próximos dias o Estado enfrentará mais chuvas intensas, a passagem de uma frente fria e a formação de um ciclone, seguida de abertura de sol e uma queda brusca nas temperaturas, com possibilidade inclusive de geada.

O especialista Ronaldo Coutinho indica que, embora as chuvas se distanciem a partir de quarta-feira (17) com o retorno do sol, o verdadeiro foco para os observadores do clima estará no fim de semana (20 e 21), quando as condições se estabilizam mas as temperaturas permanecerão baixas. Prevê-se que as mínimas alcancem de 7°C a 10°C na maior parte das cidades litorâneas, enquanto no sul do estado e na Serra, os termômetros podem registrar valores próximos de zero.

O destaque, no entanto, fica para a Serra Catarinense, onde há previsão de geada isolada nas áreas mais altas. A expectativa é que as temperaturas nessas localidades possam atingir marcas negativas, principalmente em baixadas e vales durante as madrugadas.

Umidade e circulação marítima

Nesta segunda-feira (15), a umidade e a circulação marítima deixam o tempo instável no Estado, trazendo mais chuvas volumosas. A partir da terça-feira (16), outro sistema será responsável por trazer chuvas a Santa Catarina por conta de um ciclone extratropical intenso que está se formando na Argentina. O fenômeno trará uma frente fria que provocará instabilidades no tempo na região Sul do Brasil.

Já na quarta-feira (17), o ciclone se afasta e dá espaço para uma massa de ar seco e frio, fazendo com que a chuva dê uma trégua. Segundo o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri Ciram, o tempo deve ficar aberto, com predomínio de sol por quatro ou cinco dias.

Desde a última quarta-feira (10), o estado de Santa Catarina está sendo atingido por fortes chuvas, que causaram alagamentos, deslizamentos e deixaram diversas famílias desabrigadas. Em alguns municípios, serviços de educação e saúde estão suspensos até que a situação se amenize.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul

Tempo

Novas tempestades e frente fria poderão afetar o Rio Grande do Sul esta semana

Nesta terça-feira (7), são esperadas chuvas na região sul do estado, perto do litoral, o que deve contribuir para o aumento do volume da Lagoa dos Patos

Tempo

Novo ciclone extratropical deve causar tempestades no RS

O fenômeno deve se formar na costa da Argentina durante a madrugada de quarta-feira (8)

Tempo

Frente fria avança em SC e deve levar chuva ao Litoral Norte

As temperaturas também devem cair, veja quando:

Tempo

El Niño perde força, mas calor persiste em Santa Catarina

Embora temporais tendam a diminuir, ainda são esperadas ocorrências esporádicas, especialmente em maio

Mais notícias

Geral

Ambev interrompe produção de cerveja para fornecer água ao RS

Empresa direcionou máquinas específicas para fábrica de Viamão (RS) com o objetivo de adaptá-la à produção de água potável

Tempo

Entenda por que chuva do RS não chegou com intensidade a SC

Bloqueio atmosférico mantém instabilidades causadoras de chuva sobre o Rio Grande do Sul