keyboard_backspace

Página Inicial

Economia

Proposta para recuperar economia de SC após pandemia é lançada pela FIESC

Objetivo do projeto é promover uma travessia da crise, provocada pelo coronavírus

A primeira versão do projeto Travessia foi lançada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta sexta-feira (8). A ação consiste numa proposta para enfrentar a crise pós-coronavírus. A iniciativa vai atuar em quatro frentes: reinvenção da indústria e da economia, investimento em infraestrutura, atração de capital e pacto institucional. A iniciativa foi apresentada no Fórum New Deal SC, evento on-line que reuniu Andrea Salgueiro Cruz Lima (Whirlpool), Fernando Cestari de Rizzo (Tupy), Eduardo Sattamini (Engie Brasil Energia), Amélia Malheiros (Fundação Hermann Hering), Harry Schmelzer Jr (Grupo Weg), Eric Santos (Resultados Digitais) e o ex-ministro do Planejamento, Martus Tavares (Bunge Brasil) em encontro coordenado pelo presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. O Fórum faz parte da programação alusiva aos 70 anos da FIESC, comemorados em maio.

“A pandemia impõe para as pessoas uma profunda mudança de comportamento. A empresa que se adaptar a esse novo cenário sairá mais rapidamente da crise. Ouvimos lideranças para debater os desafios e as tendências da indústria para o enfrentamento da pandemia e pós-pandemia. Foi importante ouvi-los e trocar experiências para direcionar as ações das empresas catarinenses”, afirma o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. O objetivo do projeto é promover uma travessia da crise, provocada pela pandemia, e que deve ter como consequência crises econômicas, de emprego, sociais e institucionais. Na primeira fase do projeto, a FIESC vai interagir com as diversas forças da sociedade, especialmente do meio empresarial, para buscar sugestões e aperfeiçoar o planejamento e as possíveis ações que podem ser implementadas. “Sabemos que, pela dimensão e pela complexidade da crise, o impacto vai ser forte. Então, uma ação que tem que ser tomada o quanto antes é o planejamento para a saída da crise”, explica o diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates.

Aguiar lembra que a pandemia despertou o Brasil para os riscos da dependência externa do processo de manufatura e para a importância de ter uma indústria local forte. “Os problemas que tivemos para viabilizar a disponibilidade de produtos como respiradores reforçam isso”, exemplifica. Para elaborar o projeto, a FIESC fez uma ampla análise de estudos de consultorias internacionais que estão traçando cenários pós-coronavírus. Depois, a entidade comparou com países que tiveram uma situação dessa natureza no passado e criaram planos estruturantes, como o New Deal, dos Estados Unidos. A partir dessa análise, a Federação fez uma síntese daquilo que se adapta à realidade do Brasil e do estado e estruturou uma proposta que tem o objetivo central de posicionar Santa Catarina como referência em desenvolvimento e crescimento sustentável. Esse objetivo central é apoiado pelos quatro objetivos principais que são: a reindustrialização e o fortalecimento da indústria, a atração de capital, o desenvolvimento da infraestrutura e o pacto social e institucional. “O que pretendemos é criar um plano estratégico e tático com alguns pontos cardeais para navegar nessa travessia”, resumiu Fiates.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Economia

Túnel entre Itajaí e Navegantes terá 29 metros de profundidade; confira fotos

Projetos inéditos entre Itajaí e Navegantes e entre Santos e Guarujá prometem transformar o transporte urbano com obras bilionárias

Economia

INSS recebe mais de 470 mil pedidos de contestação de descontos

Segurados podem solicitar devolução de valores cobrados por entidades associativas por meio do app Meu INSS ou telefone 135

Economia

Conta de luz pode subir 9% em SC com nova lei de energia

Derrubada de vetos sobre fontes poluentes pode gerar impacto de R$ 12,81 na tarifa e custar bilhões ao setor elétrico

Economia

Santa Catarina lidera crescimento industrial no Brasil em 2025

Estado teve alta de 8,5% no primeiro trimestre e superou média nacional de 1,9%, com destaque para a indústria metalmecânica

Economia

Santa Catarina registra o melhor desempenho em exportações de carnes dos últimos 28 anos

Entre janeiro e abril, o estado embarcou 677,6 mil toneladas de carnes, incluindo frango, suínos, perus, patos, marrecos e bovinos, com receita de US$ 1,47 bilhão

Mais notícias

Segurança

Operação prende nove investigados por furto de veículos de luxo em SC

Ação simultânea em quatro estados mirou quadrilha que enviava carros adulterados para países do Cone Sul

Segurança

Homem é queimado por adolescentes e salvo por estudante de medicina

Segundo testemunhas, os adolescentes se aproximaram da vítima, jogaram álcool e atearam fogo