Página Inicial
SaúdeProjeto que defende uso obrigatório da bactéria“Wolbachia” para combater Aedes Aegypti em SC avança na Alesc
O método Wolbachia atua no controle biológico do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela

A um mês para o verão, o projeto de lei de autoria do deputado Sérgio Guimarães (União) que pretende tornar o uso do método “Wolbachia”obrigatório em Santa Catarina foi admitido pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Para o deputado, a aprovação assegurada pelo colegiado,
O método Wolbachia é um instrumento que, em laboratório, modifica o mosquito com a introdução da bactéria Wolbachia no Aedes Aegypti, que bloqueia o vírus da dengue. O modelo não é novo, os primeiros experimentos foram realizados na Austrália e já é referência na contenção do inseto infectado.
No Brasil, o uso em Niterói (RJ), já apresentou resultados de eficiência. O município teve 100% da cobertura pelo sistema. Lá, a queda em casos de dengue caiu 70%, chikungunya caiu 60% e o zikavírus foi reduzido em 40%.
A iniciativa de Sérgio Guimarães ganha força, pela preocupação do governo do estado com o volume de casos registrados. Dados da Dive apontam que 300 mil pessoas foram infectadas pela dengue e 300 catarinenses morreram em decorrência de complicações da doença. O projeto de Guimarães foi admitido no dia nacional de combate à dengue, comemorado em 19 de novembro.
Quer receber as notícias em tempo real?
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Notícias Relacionadas
10 mitos e verdades sobre a pressão alta
5 erros para não cometer ao começar a praticar corrida
4 dicas para incluir a proteína de soja na alimentação
Veja os sintomas da doença celíaca e os cuidados necessários
Cidade do Sul de SC confirma primeira morte por dengue
Boletim aponta 19 casos autóctones e 73 notificações no município; agentes reforçam ações de combate ao mosquito