keyboard_backspace

Página Inicial

Educação, Grande Florianópolis

Projeto oferece capacitação em educação ambiental para professores de Florianópolis

Projeto “Aprendendo com a Árvore”, patrocinado pelo Fort Atacadista, realiza edição em escola no bairro Ingleses, no Norte da Ilha, nesta quinta-feira (24)

img 8269 Visor Notícias
Workshop PACA na escola básica municipal Prof. Adriana Weingartner, em Palhoça (SC), realizado com apoio do Fort Atacadista – Foto: Naturação

Nesta quinta-feira (24), a Escola Básica Profª Herondina Medeiros Zeferino, localizada na Servidão Três Marias, no bairro Ingleses do Rio Vermelho, em Florianópolis, irá sediar um evento educacional inspirador. O projeto “Aprendendo com a Árvore” (PACA), que promove workshops de capacitação em Educação Ambiental para professores e educadores interessados em aprimorar as suas habilidades didáticas e incorporar práticas sustentáveis em suas abordagens pedagógicas, realizará uma edição do projeto na unidade de ensino. O workshop é oferecido com apoio do Fort Atacadista, atacarejo do Grupo Pereira, patrocinador mantenedor do projeto.

Como funciona a capacitação? 

De acordo com Adriana Martinelli, professora e idealizadora do projeto, a iniciativa funciona como uma oficina de produção. “Ao longo do workshop os professores realizam as atividades contidas no Guia do PACA e discutem assuntos sobre ética, responsabilidade, sustentabilidade, biodiversidade e outros tópicos relevantes. O objetivo é promover a Educação Ambiental como uma parte intrínseca do processo educacional”, explica Adriana.

Segundo a professora, além do aspecto educativo, o evento proporciona um espaço para a troca de experiências e ideias entre os participantes. “A colaboração mútua e o entusiasmo compartilhado criam um ambiente inspirador, onde os educadores têm a possibilidade de interagir entre si, fortalecer os laços e motivar uns aos outros em sua missão de moldar mentes conscientes e responsáveis”, destaca. 

photo 2022 07 13 16 21 55 2 Visor Notícias
Professores envolvidos em atividades do PACA na escola escola básica municipal Prof. Adriana Weingartner, em Palhoça (SC) – Foto: Naturação

Incentivo do Fort Atacadista 

O Fort Atacadista, bandeira do Grupo Pereira, sétimo maior grupo supermercadista do país e líder no segmento atacarejo em Santa Catarina, é reconhecido por apoiar diversas iniciativas voltadas para o desenvolvimento social, como o projeto Limpeza dos Mares, que promove mutirões de limpeza no litoral catarinense e o Troco Solidário, que destina as doações realizadas pelos clientes a instituições beneficentes que atuam nas regiões onde a marca está presente. Com o apoio do Fort Atacadista, já foram realizados 10 workshops do projeto PACA em 7 municípios catarinenses: Florianópolis, Palhoça, Navegantes, Biguaçu, Porto Belo, Balneário Camboriú, Itajaí e Brusque.

De acordo com Simone Cotta, gerente de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira, a sustentabilidade está cada vez mais em pauta no dia a dia do grupo. “Além das mudanças significativas implementadas nos processos de gestão das mais de 100 unidades do negócio pelo país, o grupo está envolvido em diversas iniciativas que apoiam as causas socioambientais. Reconhecemos a importância da educação ambiental nas escolas como meio de sensibilizar e mobilizar a comunidade em prol do meio ambiente, por isso ficamos muito felizes em apoiar este projeto que leva às escolas catarinenses conteúdos tão ricos e com um propósito inspirador”, destaca Simone. 

WhatsApp Image 2023 08 10 at 15.55.18 Visor Notícias
Professoras da escola básica Edy Vieira W. Rothbarth, no workshop do projeto PACA que ocorreu recentemente no município de Itajaí – Foto: Divulgação

Mais informações sobre o PACA

O projeto PACA “Aprendendo com a Árvore” possui formatação única, sendo aplicado da mesma forma em todas as unidades de ensino. A cada edição são oferecidas 35 vagas no período da manhã ou da tarde para professores e educadores que têm interesse em participar da capacitação.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Davi
Davi Paes e Lima
Davi Paes e Lima é jornalista profissional (2874 - SC) desde 2006. É especialista em Comunicação Empresarial e atua na área de Assessoria de Comunicação há 20 anos, desde 2003 - além de ter passagens por veículos especializados. Desde 2020 está à frente da Paes e Lima Comunicação, agência boutique com base em Florianópolis. No associativismo é diretor de eventos da Associação Catarinense de Imprensa (2023/2026). Colabora com notícias corporativas para o portal Visor Notícias desde 2022.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Educação

Ministério da Educação divulga datas de inscrição e provas do Enem 2025

O edital com o valor da taxa de inscrição e demais orientações será publicado nos próximos dias

Educação

Confira as principais características da Pré-História

Descubra os principais avanços culturais e tecnológicos nas eras mais antigas da humanidade

Educação

Saiba como estudar meio ambiente para os vestibulares

Questões envolvendo aquecimento global e efeitos do clima devem aparecer com frequência nas provas

Educação

Veja como aprender matemática pode mudar o futuro

O aprendizado dessa matéria pode ser simples e acessível

Educação

10 dicas para conquistar uma vaga em uma universidade europeia

Veja como se organizar para estudar na Europa e passar nos processos seletivos

Mais notícias

Segurança

Itapema registra segundo furto de Hilux em menos de uma semana

Caminhonete foi furtada na madrugada desta segunda (12) na Meia Praia; outro veículo do mesmo modelo foi levado na última quinta

Segurança

Suspeito de matar esteticista na Grande Florianópolis foi a casa noturna após o crime

Esteticista de 29 anos foi morta em Biguaçu; companheiro fugiu com o carro dela e é foragido com mandado por feminicídio