A Via Mar, nova rodovia litorânea projetada para aliviar o tráfego na BR-101 em Santa Catarina, teve 15,6% dos projetos de engenharia executados até o momento, segundo dados do governo estadual. O avanço é referente aos quatro contratos em andamento, que contemplam 90,5 km entre Joinville e a SC-486, em Itajaí. A previsão é concluir os projetos até outubro de 2026, com licitação das obras na sequência. As informações são do colunista Jefferson Saavedra, da NSC.
A futura estrada terá 145 km de extensão, entre Joinville e o Contorno Viário da Grande Florianópolis. O lote que abrange o trecho restante ainda está em fase de preparação de edital e será o único com previsão de túnel. O projeto prevê seis faixas de tráfego, três em cada sentido, com estudos ambientais em andamento.
Com custo estimado entre R$ 7,3 bilhões e R$ 9,2 bilhões, o governo busca parcerias com a iniciativa privada para financiar a obra. Caso não haja definição até a entrega dos projetos, a construção poderá ser iniciada com recursos próprios do Estado.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.