O governo federal anunciou o lançamento do programa Voa Brasil, que promete oferecer passagens aéreas de até R$ 200 por trecho. A primeira fase do programa, que será lançada nesta quarta-feira (24), será focada exclusivamente em aposentados, independentemente da faixa de renda.
Para participar do programa, o aposentado deve estar há pelo menos um ano sem comprar passagens aéreas em seu nome. A iniciativa visa ampliar o acesso ao mercado aéreo no Brasil, especialmente para novos usuários. Inicialmente, o governo considerou incluir alunos do Programa Universidade Para Todos (Prouni) – de bolsas universitárias para alunos de baixa renda – mas decidiu focar nos aposentados nesta fase inicial.
Detalhes do programa e inscrições
No primeiro ano, serão disponibilizados 3 milhões de bilhetes, subsidiados por meio de uma parceria entre o governo e as companhias aéreas. Estima-se que até 23 milhões de aposentados poderão buscar passagens aéreas pelo programa.
Para utilizar o benefício, os interessados devem acessar o site do Voa Brasil, que estará disponível a partir das 15h desta quarta-feira, após a cerimônia de lançamento. O cadastro será feito através do gov.br. O sistema verificará automaticamente se o aposentado comprou passagens aéreas no último ano.
Ao encontrar uma passagem de interesse, o aposentado será redirecionado para o site da companhia aérea para finalizar a compra, proporcionando maior segurança e evitando possíveis golpes.
Expansão do programa
De acordo com auxiliares do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o público do programa deve ser ampliado futuramente, incluindo outros grupos como os estudantes do Prouni, à medida que o programa se consolidar.
O Voa Brasil busca democratizar o acesso ao transporte aéreo, oferecendo condições acessíveis para que mais brasileiros possam viajar de avião.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.