O produtor Cleiton José Geuster, morador da Linha Barra do Estreito, em Luzerna, colheu uma abóbora gigante de 76 kg no começo de 2025. A conquista é fruto de anos de dedicação, aprendizado e paixão pelo cultivo de vegetais.
Cleiton começou sua jornada no cultivo de abóboras gigantes em 2015, após receber sementes de um amigo. Apesar das dificuldades iniciais, ele aprimorou suas técnicas ao longo dos anos, aprendendo sobre preparo de solo, adubação e irrigação. Em 2022, já havia colhido uma abóbora de 72 kg, mas se superou nesta safra, mesmo enfrentando condições climáticas desafiadoras. As informações são do ND.
A variedade plantada, conhecida como USAAtlantic, é usada em competições internacionais e exige cuidados especiais, como controle de pragas e estímulo ao crescimento das raízes. Além de ser um hobby, a abóbora gigante possui utilidades práticas: sua polpa é usada para doces, geleias e alimentação de animais, sendo até apreciada por animais silvestres.
Com cerca de dez frutos ainda por colher nesta safra, Cleiton acredita que outra abóbora pode atingir peso semelhante. O produtor espera que o cultivo de abóboras gigantes se popularize no Brasil, inspirando competições e fomentando essa prática. “É uma cultura com grande potencial, ainda pouco explorada no país”, comentou.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.