Santa Catarina alcançou em março a maior produtividade de milho da sua história, com 9.717 kg por hectare, segundo o Boletim Agropecuário divulgado pela Epagri na quarta-feira (16). O número representa um aumento de 40% em relação ao mesmo período de 2024, apesar da redução de 13% na área plantada. De acordo com a Epagri, a combinação de tecnologias no campo, manejo qualificado e menor incidência da cigarrinha-do-milho foram decisivos para o desempenho, aliado à boa distribuição das chuvas e temperaturas amenas durante o ciclo da lavoura.
O analista da Epagri/Cepa, Haroldo Tavares Elias, destaca que o Estado, ao lado do Paraná, se aproxima da produtividade de países referência como os Estados Unidos, atingindo quase 10 toneladas por hectare. Mesmo com a supersafra, os preços do milho subiram no primeiro trimestre de 2025, com a saca sendo cotada a R$ 71,15 em março — o maior valor dos últimos dois anos.
Com o avanço da colheita em abril, os preços começaram a recuar, mas a expectativa é de que, se os valores se mantiverem atrativos, os produtores retomem áreas de plantio que haviam sido abandonadas nos últimos anos. A Epagri, no entanto, alerta para a possibilidade de instabilidade nos preços devido a estoques baixos, incertezas sobre a segunda safra e o cenário internacional.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Neste sábado, o céu influenciará diferentes áreas da vida, trazendo mais intensidade emocional e abertura para conexões profundas. Cada signo vivenciará o dia de forma diferente, com oportunidades de crescimento, mas também desafios que exigirão […]
Na Sexta-feira Santa, os cristãos têm o costume de não consumir carne vermelha. A tradição religiosa faz parte da celebração que simboliza a paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo que, segundo a […]
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade