O Procon de Santa Catarina lança o “ZAP Denúncia”, um canal direto no WhatsApp para que consumidores possam reportar irregularidades nas relações comerciais de forma rápida e eficiente. O serviço, que foi inaugurado nesta terça-feira (16), permite enviar informações por texto, áudio, vídeo e foto, utilizando o número 48-3665-9057.
Este novo método de comunicação reflete um esforço do Procon estadual em ampliar a acessibilidade e a agilidade no tratamento de queixas. O governador Jorginho Mello destacou que a iniciativa visa uma maior sintonia entre os Procons estaduais e municipais, fortalecendo a defesa dos direitos do consumidor dentro dos limites legais.
Michele Alves Correa Rebelo, diretora de Relações e Defesa do Consumidor do Procon SC, explicou que o ZAP Denúncia cobrirá todo o estado. “O consumidor poderá, em qualquer momento e local, como um supermercado ou posto de combustível, nos enviar fotos ou vídeos das irregularidades observadas”, comentou.
Ao receber uma denúncia, o Procon SC coordenará com os órgãos municipais correspondentes. Se necessário, a Polícia Civil será envolvida para dar sequência às investigações, garantindo um tratamento rápido e eficaz das questões reportadas.
O evento de lançamento também marcou a apresentação da nova identidade visual do Procon SC e a formalização de uma parceria com a Polícia Civil, especialmente para atuar em municípios que não possuem unidades do Procon. Esta colaboração inclui o compartilhamento de informações e recursos para fortalecer a fiscalização e proteção ao consumidor em nível estadual.
Foto: Divulgação, Eduardo Valente, Secom
Além disso, a Delegacia da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) está sendo adaptada para se tornar uma Delegacia de Proteção ao Consumidor, com o objetivo de integrar as ações do Procon com o Ministério Público e a Polícia Civil em ações de repressão a crimes contra o consumidor.
Para apoiar essa integração, uma nova cartilha será distribuída aos fiscais e colaboradores dos Procons municipais, padronizando e orientando as práticas de fiscalização em estabelecimentos comerciais, assegurando a proteção efetiva dos consumidores catarinenses.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: SECOM
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade