keyboard_backspace

Página Inicial

Tempo

Primeiro frio do inverno traz recordes de baixas temperaturas em seis capitais neste fim de semana

Frente fria mais forte deve fazer com que frio dure ao menos até o dia 2 de julho. Sul deve ter onda de frio, com chance de geada

WhatsApp Image 2024 06 28 at 21.32.31 122 Visor Notícias
Foto: Inmet / Divulgação

Uma intensa frente fria, a mais forte deste inverno até o momento, está prevista para avançar sobre o Brasil nos próximos dias, trazendo consigo uma queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões. Segundo a Climatempo, este fenômeno climático afetará principalmente os estados do Sul, parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, com expectativas de que pelo menos seis capitais registrem as temperaturas mais baixas do ano neste fim de semana. A onda de frio deve persistir até a próxima terça-feira (2), interrompendo uma sequência de dias quentes que predominou desde maio.

Entre as capitais que devem sentir o frio mais severo estão Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta que as temperaturas podem chegar a 2°C em Porto Alegre e 3°C em Curitiba no domingo (30), enquanto São Paulo pode esperar uma mínima de 10°C e Cuiabá, 16°C na segunda-feira (1). A região Sul do país é particularmente susceptível à chamada onda de frio, que é caracterizada por temperaturas negativas e potencial formação de geada, afetando principalmente o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul.

Apesar das baixas temperaturas iminentes, a previsão para o resto do inverno indica um padrão acima da média para a estação, com massas de ar seco dificultando o avanço do ar polar mais para o interior do país. Meteorologistas alertam para a possibilidade de novas ondas de calor, especialmente nos meses de agosto e setembro, devido a bloqueios atmosféricos e águas aquecidas do Oceano Atlântico que podem alterar os padrões climáticos usuais, mesmo com a atuação do fenômeno La Niña, que geralmente intensifica as frentes frias.

WhatsApp Image 2024 06 28 at 21.32.31 1 Visor Notícias

Fonte: G1

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Carlos Eduardo
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008, tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico desde 2018.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Tempo

Cidades de SC amanhecem com temperaturas negativas nesta segunda-feira

A onda de frio, resultado de uma massa de ar polar, deve persistir pelo menos até o final do dia

Tempo

Urupema registra recorde de frio com -7,21°C e cachoeira congela, veja o vídeo:

Outras 30 cidades catarinenses também experimentaram temperaturas negativas

Tempo

SC teve termômetros marcando -5°C na manhã deste domingo

A massa de ar frio de origem polar promete registrar um dos dias mais frios do ano

Tempo

VÍDEO: Frio aumenta ainda mais e domingo promete temperaturas congelantes

Massa de ar frio e seco de alta pressão traz um começo de domingo com mímas extremamente baixas e abundante geada

Mais notícias

Tempo

Cidades de SC amanhecem com temperaturas negativas nesta segunda-feira

A onda de frio, resultado de uma massa de ar polar, deve persistir pelo menos até o final do dia

Utilidade Pública

Com bandeira amarela conta de luz terá aumento em julho

Consumidores enfrentarão aumento de R$ 1,88 a cada 100 kW/h