Uma intensa frente fria, a mais forte deste inverno até o momento, está prevista para avançar sobre o Brasil nos próximos dias, trazendo consigo uma queda acentuada nas temperaturas em diversas regiões. Segundo a Climatempo, este fenômeno climático afetará principalmente os estados do Sul, parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul, com expectativas de que pelo menos seis capitais registrem as temperaturas mais baixas do ano neste fim de semana. A onda de frio deve persistir até a próxima terça-feira (2), interrompendo uma sequência de dias quentes que predominou desde maio.
Entre as capitais que devem sentir o frio mais severo estão Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) projeta que as temperaturas podem chegar a 2°C em Porto Alegre e 3°C em Curitiba no domingo (30), enquanto São Paulo pode esperar uma mínima de 10°C e Cuiabá, 16°C na segunda-feira (1). A região Sul do país é particularmente susceptível à chamada onda de frio, que é caracterizada por temperaturas negativas e potencial formação de geada, afetando principalmente o centro-sul e leste do Paraná até o sul do Rio Grande do Sul.
Apesar das baixas temperaturas iminentes, a previsão para o resto do inverno indica um padrão acima da média para a estação, com massas de ar seco dificultando o avanço do ar polar mais para o interior do país. Meteorologistas alertam para a possibilidade de novas ondas de calor, especialmente nos meses de agosto e setembro, devido a bloqueios atmosféricos e águas aquecidas do Oceano Atlântico que podem alterar os padrões climáticos usuais, mesmo com a atuação do fenômeno La Niña, que geralmente intensifica as frentes frias.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Carlos Eduardo Schneider
Carlos Eduardo Schneider é jornalista profissional (DRT/RS: 13.697) desde 2008,
tendo atuado em assessorias de imprensa governamentais, de prefeituras, câmaras
de vereadores e Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, além de jornal impresso
e rádio do Vale do Taquari/RS. Schneider também é especialista em Comunicação e Marketing Estratégico
desde 2018.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade