Desde 2006, o Brasil vinha conseguindo evitar a entrada do vírus em sua avicultura comercial
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou nesta quinta-feira (15) o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em aves de granja comercial no Brasil. O foco foi registrado em Montenegro, no Rio Grande do Sul, marcando um fato inédito na avicultura brasileira.
Apesar da confirmação, o Mapa reforça que a gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos, e o risco de infecção em humanos é considerado baixo. Casos em humanos, quando ocorrem, estão geralmente relacionados ao contato direto e intenso com aves infectadas.
As medidas de contenção previstas no Plano Nacional de Contingência foram acionadas para erradicar o foco e proteger a produção avícola. O governo federal mantém articulação com a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), os Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e os parceiros comerciais do país.
Desde 2006, o Brasil vinha conseguindo evitar a entrada do vírus em sua avicultura comercial, graças a estratégias como o monitoramento de aves silvestres, vigilância sanitária em granjas, capacitação de profissionais e controle rigoroso em pontos de entrada de animais e derivados no país.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.