De acordo com a Defesa Civil, os fenômenos devem começar no próximo fim de semana
As primeiras semanas de maio serão marcadas por chuvas volumosas e temporais em Santa Catarina, de acordo com a Defesa Civil estadual e meteorologistas. Os fenômenos têm início neste final de semana e se concentram principalmente nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul.
O Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e parte do Alto Vale do Itajaí apresentam risco moderado de alagamentos e enxurradas pontuais. Nas demais regiões, o risco é considerado baixo. Meteorologistas Piter Scheuer e Ronaldo Coutinho alertam que os volumes de chuva podem variar entre 200 a 350 mm, aumentando a probabilidade de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e enchentes relâmpago em rios de pequeno e médio porte.
As chuvas são causadas por um bloqueio atmosférico, que dificulta o avanço das frentes frias que se formam entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul em direção a Santa Catarina. Essa condição torna as frentes frias mais estacionárias, resultando em sistemas de chuva que permanecem ativos por um período mais longo.
Essa situação deve persistir ao longo da primeira quinzena de maio, trazendo chuvas acima da média para esta época do ano, o que reforça o alerta para a população das regiões mais afetadas.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.