A Copercampos, cooperativa catarinense especializada na produção e comercialização de cereais e sementes, deu um importante passo para a construção da primeira indústria de etanol de Santa Catarina. No início de setembro, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu as licenças ambientais prévia e de instalação necessárias para o projeto, que será instalado em Campos Novos, com um investimento de R$ 200 milhões.
As obras de terraplanagem devem começar em breve, segundo a Copercampos, que destacou o potencial da nova planta em transformar a matriz energética do estado com a produção de etanol a partir de milho e trigo. Além disso, a planta produzirá DDGs, subproduto utilizado na fabricação de rações, e terá capacidade de gerar 15 mil MWh de energia renovável por ano.
Com capacidade para produzir 3,7 milhões de litros de etanol hidratado e 32 milhões de litros de etanol anidro anualmente, a indústria será considerada “flex”, utilizando alta tecnologia. A expectativa é que o empreendimento crie mais de 100 empregos diretos e comece a operar até o final de 2026. Além de contribuir para a geração de energia renovável, o projeto integra a unidade de armazenagem da cooperativa, fortalecendo a economia local e nacional.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.