keyboard_backspace

Página Inicial

Mercado Imobiliário

Primeira impressora 3D do Brasil que constrói casas em até 15 dias é apresentada em BC

Impressora é capaz de levantar uma casa de 70 metros quadrados em duas semanas

Jr Lara Visor Notícias
Foto: Júnior Lara/Visor Notícias

Uma impressora 3D capaz de construir uma casa para duas pessoas em até duas semanas, com apenas dois trabalhadores. Essa é uma tecnologia da empresa 3D Printek, de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, que apresentou o equipamento que promete revolucionar o mercado construtivo brasileiro em Balneário Camboriú.

Essa tecnologia, já utilizada na Europa e Estados Unidos, chegou ao Brasil através de uma parceria estabelecida pela 3D Printek, com engenheiros russos, os quais foram responsáveis pelo desenvolvimento do software da impressora. Esse sistema construtivo emprega uma técnica de impressão em camadas, onde um microcimento especial é aplicado sucessivamente para formar as paredes da estrutura sem a necessidade de vigas ou colunas.

Impressora 2 Visor Notícias
Foto: Junior Lara/Visor Notícias

Ao Visor Notícias, Sérgio Chapochnicoff, fundados da 3D Printek destacou a importância desse equipamento que promete revolucionar o setor construtivo brasileiro. “Essa tecnologia é uma máquina que recebe os softwares dos arquitetos e vai fatiar esse desenho para imprimir as paredes. A impressora faz por camadas sobrepostas e tem várias vantagens, uma delas é a pouca mão de obra, porque é preciso apenas duas pessoas. Impressora é capaz de levantar uma casa de 70 metros quadrados”, destaca,

lém de exigir menos mão de obra física, a tecnologia de construção 3D reduz o tempo de edificação em até 70% comparado à construção tradicional de alvenaria. Apesar de o custo inicial ser cerca de 20% mais alto, a durabilidade — estimada em até 200 anos — e a velocidade de construção compensam o investimento inicial.

“Tem uma liberdade muito grande na criação de formas sem depender do fator humano. Então vai diminuir muito essa questão do erro, além de ser uma obra limpa por utilizar pouca matéria-prima na obra. Outra vantagem é que no meio das paredes tem concreto leve que traz uma proteção térmica e acústica muito maior que os tijolo”, comenta.

Essa tecnologia está em exposição na feira ConstruSul em Balneário Camboriú. A entrada da feira é gratuita e pode ser feita pelo site da feira. O evento segue até sexta-feira (26)

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Mercado Imobiliário

Cidade dos Lagos avança em Porto Belo e recebe visita de secretário de Estado

Projeto prevê nova ligação viária com Tijucas e Itapema e complexo esportivo em parceria com Neymar Jr

Mercado Imobiliário

Amyr Klink estrela campanha de construtora do Litoral Norte

Navegador representa valores de planejamento e superação na ação Novo Luxo, criada para destacar imóveis de alto padrão em Itapema

Mercado Imobiliário

Termo de Cooperação reforça fiscalização e segurança no mercado imobiliário

Acordo entre MP, CRECI-SC, ACIESC e cartórios pretende combater irregularidades e proteger consumidores

Mercado Imobiliário

Florianópolis é a terceira cidade mais procurada para imóveis de alto padrão em 2024

Capital catarinense é a terceira mais procurada do país para imóveis de médio e alto padrão

Mercado Imobiliário

Mercado de imóveis de luxo cresce e atrai novos investidores

Setor de alto padrão registra aumento de vendas e se adapta a consumidores que buscam conforto, privacidade e exclusividade

Mais notícias

Turismo

BC Convention lança projeto para atrair turismo de negócios e eventos ao Litoral

Projeto MICE une setor empresarial para posicionar Balneário Camboriú como destino estratégico

Trânsito

Mais de 1 milhão de veículos devem circular no feriado de 1º de maio nas BR-101 e BR-376

Arteris Litoral Sul prevê até 26% mais veículos nas BRs 101, 376 e 116 entre os dias 30 de abril e 4 de maio