keyboard_backspace

Página Inicial

Colunas e Blogs

Presidente Lula fortalece Correios e Telebras, afastando-os da privatização federal

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Correios
Marcelo Camargo/Agência Brasil

Cruzada anti-privatização

Depois de retirar os Correios e a Telebras da lista de empresas públicas federais incluídas em programas de privatização, o presidente Lula da Silva sanciona, nos próximos dias, um projeto para fortalecê-las. Articulado pelas bancadas governistas da Câmara e do Senado, o Projeto de Lei 2721/23 prevê a contratação preferencial das duas empresas por parte de órgãos públicos federais. Conforme o parecer aprovado – do deputado Vicentinho Júnior (PP-TO) -, caberá ao Poder Executivo regulamentar as regras e as condições de prestação dos serviços postais e de comunicação multimídia. Além dos Correios e da Telebras, o Governo Lula revogou os processos de privatização da Petrobras, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev), entre outras.

Aposta alta

O PL quer triplicar o número de prefeituras nas eleições municipais de 2024. Atualmente, o partido comanda 300 prefeituras. A cúpula do partido proibiu alianças com o PT e outros partidos de esquerda e aposta na ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro para alavancar candidaturas femininas. Nas peças de campanha que terão Michelle como protagonista, o partido adotará o termo “fenômeno”.

14 11 23 Visor Notícias

Apoio de peso

Os ministros de Interior, Justiça e Segurança dos países que integram o Mercosul assinam declaração de apoio à candidatura do delegado federal brasileiro Valdecy Urquiza ao cargo de secretário-geral da Interpol, nas eleições que serão realizadas em junho de 2024.  O documento ressalta que a qualificação de Valdecy representa “oportunidade de trazer uma perspectiva latino-americana para a liderança da organização”.

Resiliência

Cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e inelegível, o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo-PR) quer voltar à cena política já no próximo ano. Está disposto a recorrer à Justiça para questionar a inegibilidade e concorrer à prefeitura de Curitiba. O aval do partido ele já tem.

Caminho íngreme  

O caminho do ministro da Justiça, Flávio Dino, para o Supremo Tribunal Federal (STF)  ficou mais íngreme após a revelação de reuniões de Luciane Barbosa Farias, conhecida como “dama do tráfico”, com secretários do MJ. Embora tente contemporizar a denúncia, Dino será convocado para prestar esclarecimentos no Congresso e será alvo de queixas-crime. Péssimo cenário para quem estava com um pé na Suprema Corte.

Jornalismo x Big Techs

O deputado Gervásio Maia (PSB) cita França, Alemanha, Austrália e Canadá ao defender a remuneração de veículos jornalísticos por parte das “Big Techs”. Autor do projeto (PL 1354/21), que altera o Marco Civil da Internet, o parlamentar afirma que o objetivo é a contrapartida ao jornalismo, já que conteúdos produzidos alimentam sites e redes sociais gratuitamente, “mas há um grande custo operacional para produção de informação”.

Leandro Mazzini
Com Walmor Parente, Carol Purificação e Tom Camilo.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Coluna Esplanada

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Colunas e Blogs

Vinhos portugueses com 80% de desconto no Fort Atacadista

Promoção vale até domingo (13) em todas as lojas de Santa Catarina e no site Delivery Fort

Colunas e Blogs

Fort Atacadista se prepara para a Páscoa 2025 com lojas decoradas e facilidades para os clientes

Rede conta com diversas opções, como chocolates, vinhos, espumantes e pescados a preços acessíveis e parcelamento em até 10 vezes sem juros no Vuon Card

Colunas e Blogs

Desafios estruturais e políticos ameaçam COP-30 em Belém

Confira na Coluna Esplanada de hoje direto de Brasília

Mais notícias

Segurança

Fundador de condomínio aeronáutico Costa Esmeralda morre em queda de girocóptero

Piloto Flavius Neves e aluno morreram na praia de Areias Alvas, no Rio Grande do Norte

Geral

Laudo confirma causas da morte do Papa Francisco

Nos últimos meses, Francisco enfrentava um agravamento de sua saúde, principalmente por complicações respiratórias