keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Prefeitura de Itajaí distribui mais de 50 mil doses de remédio homeopático

Medicamento pretende aumentar imunidade da população

As unidades de saúde de Itajaí começaram a distribuir nesta quarta-feira (29) 50 mil doses de um medicamento homeopático que aumenta a imunidade da população. Elaborado à base de cânfora, o remédio é entregue, gratuitamente, em frascos individuais para uso em dose única. Logo pela manhã, dezenas de pacientes compareceram às unidades para retirar a medicação. Moradora do São Vicente, Luciana Fernandes chegou cedo na unidade de saúde do bairro para retirar o medicamento homeopático. “É a primeira vez que vou usar, estou levando para os meus filhos e meus pais. Achei uma iniciativa muito boa para fortalecer a imunidade de quem precisa”, comenta.

Maria Elisabete Gonçalves também buscou o remédio para ela e a família na unidade de saúde do São Vicente. “Eu sei que não é algo que vai curar a gente, mas vai proteger. Eu sou paciente renal e corro riscos. Sempre usei a homeopatia e acho um remédio viável, vai fazer bem para o povo. A minha família vai usar”, ressalta. Na unidade de saúde do Jardim Esperança, a população também começou a aderir a medicação. Iolanda Foz Mantovani foi uma das primeiras a retirar o medicamento para aumentar a imunidade. “Eu acho uma iniciativa perfeita, o prefeito está se preocupando com a população e a gente tem que parabenizar por essa atitude. Espero que a população contribua tomando o medicamento”, disse.

 

O que é a Camphora?

Camphora officinalis é um medicamento homeopático que já foi usado em outros países para prevenção e fortalecimento da imunidade da população, tendo apresentado resultados positivos. Este medicamento, à base de cânfora, não é uma vacina e não vai substituir o tratamento convencional ao coronavírus. É um tratamento complementar e seguro, que tem como objetivo a prevenção e o fortalecimento da imunidade das pessoas para enfrentamento da pandemia. O uso não é obrigatório e qualquer pessoa, inclusive gestantes, crianças, idosos e doentes crônicos, pode tomar a dose única.

“Por conta da pandemia vários estudiosos da homeopatia buscaram delinear o gênio epidêmico e constaram que a Camphora tinha um potencial grande para elevar a imunidade das pessoas. É importante esclarecer que esse medicamento não tem contraindicação e não é uma cura para o coronavírus. Ele atua para aumentar o sistema imunológico da população. É mais uma possibilidade que a administração municipal e a Secretaria de Saúde oferecem para proteger a comunidade”, destaca o secretário de Saúde de Itajaí, Emerson Duarte.

A oferta do medicamento homeopático foi aprovada pelo Governo do Estado, por meio de nota técnica da Secretaria de Estado da Saúde. A medida também segue as recomendações da Associação Médica Homeopática Brasileira (AMHB) e de Santa Catarina (AMHB-SC). O uso da Camphora officinalis de maneira preventiva é indicado por ser um medicamento que cobre boa parte dos sintomas da COVID-19. Logo que é absorvido pelo organismo, ele já começa a estimular as defesas do corpo. A dose única da preparação homeopática é uma recomendação do protocolo estadual diante da situação de pandemia e para facilitar a distribuição massiva à população.

Como será a distribuição?

Em Itajaí, os moradores receberão frascos individuais do medicamento. Cada dose única tem cinco glóbulos, que são como balinhas que se dissolvem na boca. Além do frasco com a dose única, será entregue a orientação de uso. Os moradores poderão retirar o medicamento nas unidades de saúde do município. Pessoas que estão em isolamento domiciliar, como idosos e grupos de risco, podem solicitar à unidade de saúde mais próxima a entrega do medicamento em casa ou que um familiar faça a retirada. Para retirar o medicamento, o morador terá que informar os dados pessoais para controle da Secretaria de Saúde. Ele também poderá retirar doses para familiares da mesma residência, mediante comprovação.

O que é a homeopatia?

A homeopatia é uma ciência que avalia o indivíduo como um todo, tratando o doente e não a doença. Tornou-se uma especialidade médica em 1980 e atualmente integra a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Historicamente, a homeopatia já demonstrou êxitos na abordagem de várias epidemias, inclusive no Brasil. Desde 2008, Itajaí oferece atendimentos com médicos homeopatas no Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CEPICS), que fica no bairro Centro. Além da homeopatia, outras práticas são oferecidas na cidade pelo SUS, como acupuntura, auriculoterapia, do-in, lian gong, shantala, entre outras. Os atendimentos ocorrem no CEPICS e em algumas unidades básicas.

 

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

Bebês reborn com certidão de nascimento e teste do pezinho geram polêmica em cidade de SC

Bonecos hiper-realistas são personalizados com certidão de nascimento e até carteirinha de vacinação

Geral

Confira resultado da +Milionária de R$ 80 milhões

Sorteio foi realizado nesta quarta (14) e números já foram divulgados

Geral

STJ autoriza companhias aéreas a recusar animais de suporte emocional

Sem legislação específica, companhias podem adotar regras próprias para transporte na cabine, diz decisão unânime

Geral

Fort Atacadista e farmácias SempreFort realizam Festival de Fraldas em todas as lojas de Santa Catarina

Promoção vai até o próximo domingo, 18 de maio, e inclui fraldas, lenços umedecidos, papinhas, fórmulas e outros itens de cuidados com bebês, com descontos em todas as unidades no estado

Geral

Coleta de resíduos é suspensa no Mercado Público de Florianópolis

Embargo suspende coleta de resíduos e afeta rotina de peixarias em Florianópolis durante a safra da tainha

Mais notícias

Segurança

Homens fogem após serem flagrados tentando furtar lanchonete no Centro de Tijucas

Um vigia da rodoviária próxima ao local percebeu uma movimentação suspeita dentro do estabelecimento

Segurança

Caminhonete carregada com pisos é furtada em Itapema e recuperada em Araquari; veja o vídeo

Imagens obtidas com exclusividade pelo Visor Notícias mostram a ação rápida de dois criminosos