Após dois anos de interrupção, a tradicional Festa do Peixe de Itajaí será retomada em 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito Robison Coelho em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (6), ao lado da secretária de Desenvolvimento, Gabriela Kelm. “Vem aí a Festa do Peixe, dia 28 de junho, no estacionamento da Marejada”, afirmou o prefeito.
O evento, conhecido pela distribuição gratuita de pescado à população, não foi realizado em 2023 e 2024. No primeiro ano, a suspensão ocorreu devido à proibição da pesca industrial da tainha e à redução da pesca artesanal, o que inviabilizou a obtenção dos peixes. Já em 2024, o cancelamento foi motivado por solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Na ocasião, o município optou por doar as mais de 10 toneladas de peixe arrecadadas para a festa às famílias afetadas pela tragédia no estado vizinho. Com o retorno confirmado, a expectativa é de retomada de uma das celebrações mais emblemáticas da cultura local.
Foto: Prefeitura de Itajaí | Divulgação
Sobre a tradicional Festa do Peixe
A Festa do Peixe acontece tradicionalmente entre o fim de junho e o início de julho, em homenagem ao Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho. A principal marca do evento é a distribuição gratuita de peixe preparado na hora e servido à população.
Durante a festa, a tainha é o destaque e é servida de diversas formas: frita, assada, grelhada, espalmada ou recheada, sempre acompanhada de pratos típicos como caldeirada de frutos do mar, pirão e arroz. A variedade de preparos valoriza a tradição culinária ligada à pesca local.
Criada para fortalecer o vínculo entre o setor pesqueiro e a comunidade, a Festa do Peixe celebra uma das principais atividades econômicas de Itajaí, reconhecida como o maior polo pesqueiro do Brasil. O evento é promovido pela Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SEPESCA), em parceria com o Ministério da Pesca e o Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI).
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Segunda edição do Festival de humor acontece nos dias 30 e 31 de maio no Boulevard 14/32 do Floripa Airport com Victor Sarro, Rodrigo Marques e muito mais
Encontro dos Amigos e programação de Páscoa marcam o encerramento das festividades de aniversário da cidade, que completou 63 anos na segunda-feira (21)
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade