keyboard_backspace

Página Inicial

Eventos

Prefeito de Itajaí anuncia retorno da Festa do Peixe após dois anos de interrupção

Prefeitura confirmou nova edição para 28 de junho, no estacionamento da Marejada

festa do peixe Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Itajaí

Após dois anos de interrupção, a tradicional Festa do Peixe de Itajaí será retomada em 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito Robison Coelho em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (6), ao lado da secretária de Desenvolvimento, Gabriela Kelm. “Vem aí a Festa do Peixe, dia 28 de junho, no estacionamento da Marejada”, afirmou o prefeito.

O evento, conhecido pela distribuição gratuita de pescado à população, não foi realizado em 2023 e 2024. No primeiro ano, a suspensão ocorreu devido à proibição da pesca industrial da tainha e à redução da pesca artesanal, o que inviabilizou a obtenção dos peixes. Já em 2024, o cancelamento foi motivado por solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

Na ocasião, o município optou por doar as mais de 10 toneladas de peixe arrecadadas para a festa às famílias afetadas pela tragédia no estado vizinho. Com o retorno confirmado, a expectativa é de retomada de uma das celebrações mais emblemáticas da cultura local.

festa do peixe Visor Notícias
Foto: Prefeitura de Itajaí | Divulgação

Sobre a tradicional Festa do Peixe

A Festa do Peixe acontece tradicionalmente entre o fim de junho e o início de julho, em homenagem ao Dia do Pescador, celebrado em 29 de junho. A principal marca do evento é a distribuição gratuita de peixe preparado na hora e servido à população.

Durante a festa, a tainha é o destaque e é servida de diversas formas: frita, assada, grelhada, espalmada ou recheada, sempre acompanhada de pratos típicos como caldeirada de frutos do mar, pirão e arroz. A variedade de preparos valoriza a tradição culinária ligada à pesca local.

Criada para fortalecer o vínculo entre o setor pesqueiro e a comunidade, a Festa do Peixe celebra uma das principais atividades econômicas de Itajaí, reconhecida como o maior polo pesqueiro do Brasil. O evento é promovido pela Prefeitura de Itajaí, por meio da Secretaria de Pesca e Aquicultura (SEPESCA), em parceria com o Ministério da Pesca e o Sindicato das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI).

*Supervisionado por Everton Palaoro

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Emanuele
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Eventos

Sorria Floripa 2025 traz grandes nomes do stand-up nacional para a Ilha da Magia

Segunda edição do Festival de humor acontece nos dias 30 e 31 de maio no Boulevard 14/32 do Floripa Airport com Victor Sarro, Rodrigo Marques e muito mais

Eventos

Surreal Park reúne DJs em noite de techno e house progressivo

D-Nox, ZAC E Walter Welt fazem parte do line up de festa em Camboriu (SC) na sexta feira 16 de maio

Eventos

Warung Day Festival apresenta semana imersiva de programações exclusivas pré festival

WDF Week 2025 antecipa o clima do evento com showcases, palestras, festas e experiências que ocupam Curitiba de 30 de abril a 3 de maio

Eventos

Encontro dos Amigos movimenta Praia Central de Itapema

Evento reuniu mais de 100 tendas com música e confraternização neste sábado (26) e marcou as celebrações pelos 63 anos de Itapema

Eventos

Itapema encerra comemorações dos 63 anos neste fim de semana

Encontro dos Amigos e programação de Páscoa marcam o encerramento das festividades de aniversário da cidade, que completou 63 anos na segunda-feira (21)

Mais notícias

Geral

Havan começa campanha de aniversário com artistas em Brusque

Latino, Sérgio Mallandro, Sheila Mello e outros participam de gravações da campanha comemorativa nas unidades da varejista em SC

Tempo

Quinta será de sol e calor em SC com chance de chuva no Sul

Temperaturas ultrapassam os 30 °C no Oeste e Litoral Sul; apenas o Sul do estado tem previsão de chuva passageira