O prefeito Luciano Buligon (PSL), de Chapecó, disse nesta terça-feira (12), que o aumento de casos do coronavírus no município já era esperado. A maior parte do contágio, segundo reforçou Buligon, ocorreu através de “momentos de lazer e convívio com a família”. As informações foram repassadas durante entrevista ao programa Balanço Geral Oeste, da NDTV. Conforme dados atualizados pela Secretaria Municipal de Saúde, há três semanas eram apenas seis pessoas infectadas na cidade. Com a expectativa de aumento de casos, o município se preparou para enfrentar a doença, ainda em março, e isolou os grupos de risco para evitar uma contaminação expressiva e imediata.
“Por isso a sensibilização para que a população tome os devidos cuidados e, principalmente, não saia de casa”, disse o prefeito, ao frisar que os espaços lazer continuarão fechados. Foi decretado na sexta (8), o uso obrigatório de máscaras de proteção facial em Chapecó, em todos os lugares, sob pena de multa de R$ 216. Antes da medida, 65% da população usava o equipamento. Na segunda (11), o número passou para 96%. “Isso vai achatar o contágio do vírus”, salientou o prefeito. A partir de sábado (16), será obrigatório à medição de temperatura na entrada de supermercados. O decreto deve ser publicado nesta quarta (13). A medida foi recomendada pelo Governo do Estado no último fim de semana.
“O pior período será esse final de maio e início de junho, com o maior número de infectados. Esperamos que isso não se transforme em leitos de UTI e, o pior, que as pessoas morram”, disse o prefeito, que descartou na segunda (11), suspender os serviços não essenciais por 14 dias, conforme recomendação estadual.
Dois meses de quarentena
Na segunda (18) completam dois meses de quarentena no município. Durante a entrevista, Buligon lembrou que no dia 4 de março, Chapecó já tinha um plano de enfrentamento ao vírus, antes mesmo da declaração de pandemia feita pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que aconteceu no dia 11 daquele mês.
**Com informações ND+
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.