Mais de 5 milhões de eleitores podem ter o título cancelado e perder direitos como tirar passaporte ou assumir cargo público
O prazo para regularizar o título de eleitor termina na próxima segunda-feira (19). Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cerca de 5,1 milhões de brasileiros ainda estão na lista de eleitores faltosos, por não votarem nem justificarem as ausências em três pleitos consecutivos. Quem não regularizar a situação até a data terá o título cancelado.
O cancelamento impede o cidadão de votar, tomar posse em concurso público, tirar passaporte, renovar matrícula em instituições de ensino fiscalizadas pelo governo e realizar outros atos que exijam quitação eleitoral. A regularização pode ser feita pelo site do TSE, aplicativo e-Título ou nos cartórios eleitorais, com pagamento de multas via Pix, boleto ou cartão. Também é possível solicitar isenção em casos de comprovada impossibilidade financeira.
Estão isentos da obrigatoriedade de regularização os eleitores com voto facultativo: menores de 18 anos, maiores de 70, pessoas não alfabetizadas e pessoas com deficiência que comprovem impedimento para votar. O TSE alerta que a consulta e a regularização devem ser feitas exclusivamente pelos canais oficiais da Justiça Eleitoral.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.