keyboard_backspace

Página Inicial

Turismo

Praia do Rosa: conheça a praia mais roots de Florianópolis

Praia do Rosa é uma praia com paisagens incríveis com belezas que vale a pena conferir!

piscina natural rosanorte 640x471 1 Visor Notícias

Praia do Rosa é uma praia com paisagens incríveis com belezas que vale a pena conferir!

dsc 1312a largejpg Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Aqui está o guia ideal para as suas próximas férias, seja qual for o seu estilo, seja qual for a época do ano. Pequenina, rústica e super charmosa, a Praia do Rosa, em Santa Catarina, está entre as baías mais lindas do mundo – e entre meus destinos preferidos no Brasil. Descubra nesse post todas as dicas de como chegar, o que fazer, onde se hospedar e tudo o que você precisa saber para planejar suas férias para lá.

Então, se você quer saber mais sobre a Praia do Rosa, aqui nesse post nós vamos te dar todas as informações necessárias e um guia completo para você organizar a sua viagem ideal. É só continuar lendo o post! Vamos lá?

Por que visitar a Praia do Rosa (SC)?

Além do fato dela ser uma das melhores praias do mundo por conta da faixa de areia clara, águas maravilhosas, calmaria e energia do lugar, a região tem muito mais motivos para te fazer visitar. Ela é uma das mais charmosas do litoral catarinense, possui costões recobertos de mata nativa que emolduram o cenário e abrigam trilhas, lagoas salgadas, paisagens encantadoras e trilhas sensacionais.Chegando lá, já dá para perceber a vibe de antiga vila de pescadores e agricultores. Descoberta por surfistas na década de 70, ela é até hoje um dos picos mais procurados pelos surfistas de todo o Brasil. Lugar perfeito para relaxar, praticar esportes (mais a frente você vai ver que não é apenas o surf) e curtir os restaurantes, bares e eventos que a cidade oferece. A Praia é o lugar que serve de refúgio para os casais com crianças, famílias e surfistas que amam um mar de águas azuis e ondas boas para praticar. A Praia do Rosa também tem boa estrutura turística, com opções maravilhosas de pousadas e hotéis, restaurantes de frutos do mar, que é a especialidade do local com vista para o mar e muito mais coisas que farão você querer ficar por lá mesmo e não voltar para a casa.

Onde fica?

Esse paraíso pertence ao município de Imbituba, em Santa Catarina e está localizado a apenas 90km da capital Floripa.

A Praia do Rosa é conhecida pelo combo perfeito: ondas perfeitas, mar cristalino e natureza exuberante. Ela fica numa região chamada Encantos do Sul, que envolve localidades como Garopaba e Jaguaruna, no litoral, e Tubarão e Criciúma, no interior.

Como chegar?

Esse é um destino bem fácil de chegar e o primeiro passo é viajar até Florianópolis. Dá para encontrar voos saindo do Rio ou São Paulo a partir de R$400. Do aeroporto para a Praia do Rosa são 90km de distância e o jeito mais confortável de chegar lá é de carro. A viagem leva 1h30 e basta seguir pela BR-101. É só colocar no GPS que não tem erro.

A entrada para a Praia do Rosa em dias de chuva é um pouco complicada por conta das estradas de terra, e você pode acabar entrando em ruas bem esburacadas ou subidas complicadas. Uma 4×4 cai bem neste caso – ou então procure ir pelo caminho principal, não se aventurando muito por ruas desconhecidas, ok?

O que fazer?

Se você não curte praia, não tem desculpas: há diversas montanhas na região, onde é possível se aventurar em trilhas e cachoeiras, fazer passeios a cavalo ou apenas curtir o friozinho do inverno comendo fondue e bebendo um bom vinho. Percebeu que esse é um destino bem democrático, né?

Além disso, é um destino para todos: casais, solo travelers, grupos de amigos e até mesmo para curtir férias em família. Dá vontade de voltar em cada uma dessas situações só para experimentar uma “nova” Praia do Rosa. Sorte dos catarinenses por estarem tão pertinho desse paraíso – e dos argentinos, que lotam a região todos os verões!

Então nós selecionamos alguns passeios incríveis por lá e dividimos em três partes: Rosa NorteRosa Sul e Centrinho. Assim são conhecidas as regiões da Praia do Rosa, e a partir do momento que você entende como funciona, fica mais fácil de planejar tudo. Vamos lá?

Rosa Norte

piscina natural rosanorte 640x471 1 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Esta é, sem dúvidas, a região menos povoada da praia. Mesmo no verão, não fica tão cheia quanto a parte sul e o acesso é um pouco mais complicado. Talvez por isso os alimentos ali sejam tão caros… um coco chega a R$10, dá pra acreditar?

Mas se você gosta mesmo é de paz e sossego, a melhor opção é de fato o Rosa Norte. Dá para achar uma sombrinha, deitar e ler um bom livro sem muita gente gritando, sabe? Mas, monótona ela não é: para os aventureiros, existe a possibilidade de fazer trilhas pelas pedras, nadar nas piscininhas naturais, além de surfar, é claro.

Uma coisa super legal que você pode fazer por lá, é aproveitar para experimentar aulas de surf, tem alguns locais que oferecem instrução e até aulas mais profissionais. Para quem tem curiosidade de experimentar, vale muito a pena fazer por lá.

Outro passeio é fazer a trilha para a Praia Vermelha e para a Praia do Ouvidor subindo as pedras do final da areia. Tem uma placa indicando a entrada para a trilha. A primeira praia, que é a Praia Vermelha, leva cerca de 30 minutos de subida e, no caminho, você passa pelas piscininhas naturais e por várias partes onde a vegetação e até mesmo as pedras, são muito bonitas.

Mesmo que você não faça a trilha completa, vale a pena dar uma caminhadinha pela parte plana, que é super tranquila, apenas pelo visual que ela oferece. Além disso, olhando para trás, você consegue ver a praia do Rosa de um outro ângulo, que pega toda a sua extensão, o que te faz ter uma ideia melhor do tamanho do Rosa. Não esqueça de levar água e um lanchinho, já que por ali você não encontrará nenhum ambulante.

Rosa Sul

Imbituba 03 1195x800 1 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

Rosa Sul já é uma região um pouco mais badalada e bem estruturada se comparada ao Rosa Norte, no sentido de que ali é possível encontrar restaurantes, cadeiras na areia, quiosques etc. Mesmo assim, não se compara às muvucas das outras praias do litoral do Brasil. Isso porque no geral, a praia tem um clima de paz, é preservada, a areia é branquinha, não possui avenida beira mar e o acesso é sempre a pé. E que ela se mantenha assim por todo o sempre!

Não deixe de andar pelas pedras – a hora do pôr do sol é a melhor hora pois elas não estão tão quentes. Em dias de lua cheia, pode ser que você presencie o surgimento dela, antes mesmo do escurecer. Foi o que aconteceu no dia que estava lá – é uma vibe única! Observar o nascer do sol também é uma opção de passeios para fazer, já que é um espetáculo.

Outro passeio incrível de se fazer é a trilha até a Praia da Luz. Saindo na Praia do Rosa Sul, onde há bastante estrutura de estacionamento e restaurantes, está a trilha que leva até a Praia do Luz. A caminhada é curta, cerca de 20 minutos, e de nível fácil, com apenas um trechinho mais íngreme. O caminho tem paisagens incríveis, é cheio de verde e conta com vários pontos para curtir o visual do mar e para outras praias, como Ibiraquera e a Ilha do Batuta.

Por último, não deixe de no final de um dia de praia dar uma volta pelo centrinho de Rosa Sul. Essa área consiste em basicamente uma rua, ótimo para dar aquela caminhada despretensiosa. Por lá, você encontra lojinhas, restaurantes, bares e algumas baladas que agitam a noite da região.

Centrinho

1006 Praia do Rosa Centro 4 Visor Notícias
Fonte: Divulgação

No centrinho é onde tudo está localizado: lojas, bares, restaurantes, mercadinho, entre outras conveniências. Ande de ponta a ponta a pé para explorar melhor cada detalhe, mas preste atenção aos horários: muitos restaurantes fecham depois do almoço e reabrem apenas às 19h para o jantar, assim como as lojas.

Bem, essa é a parte que não poderia faltar no roteiro de quem ama umas comprinhas. As lojas de lá são muito estilosas e estavam todas em promoção quando eu fui, então acabei entrando para conferir algumas e selecionei algumas coisas.

rua principal é cheia dessas lojinhas, uma ao lado da outra, mas é no final da rua que está a melhor loja, na minha opinião: a Made in Guarda. Originalmente de Guarda do Embaú (conheci a marca quando estive lá pela primeira vez, em 2004), ela expandiu para Floripa e Praia do Rosa.

A parte mais legal é a preocupação da marca com o meio ambiente através da criação de peças com materiais como tecidos orgânicos e feitos de bambu. Para quem não consegue acessar as lojas físicas, a marca conta com um e-commerce.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Turismo

Itapema lança pesquisa para avaliar impacto do verão no comércio

Ação busca ouvir comerciantes e aprimorar estratégias para a próxima temporada

Turismo

FG Big Wheel de Balneário Camboriú renova selo Great Place to Work em 2025

Roda-gigante é novamente reconhecida por boas práticas de gestão e clima organizacional no setor de turismo

Turismo

Roda gigante de BC e Alles Park oferecem descontos no Dia das Mães

Atrações preparam ações especiais para mães nos dias 9, 10 e 11 de maio

Turismo

Projeto Visite BC e Costa Verde & Mar realiza ações em Fortaleza e Salvador

Ações com agentes e operadores de turismo têm a intenção de divulgar o litoral catarinense

Turismo

Clássico americano dos anos 50 chega ao Museu do Automóvel de Pomerode

Modelo recém-chegado representa o luxo e a potência do pós-guerra e reforça a coleção de mais de 30 carros históricos no museu de Pomerode

Mais notícias

Segurança

Suspeito de matar esteticista na Grande Florianópolis segue foragido

A empresária Mikaella Sagás foi encontrada morta no sábado (10) dentro do próprio apartamento

Segurança

Irmãos morrem em grave acidente de moto na BR-280 no dia do aniversário da mãe

As vítimas foram encontradas sem capacete e já sem vida no local do acidente, em Porto União