Os portos de São Francisco do Sul e Itapoá, em Santa Catarina, receberam a licença ambiental de instalação para a dragagem que permitirá a entrada de navios de maior porte. A licença foi liberada pelo Ibama, autorizando o aprofundamento do canal externo da baía da Babitonga, fundamental para ampliar a capacidade dos portos.
Com o apoio do Ministério dos Portos, a obra será financiada pelo Porto Itapoá, um terminal privado, como adiantamento das tarifas portuárias. Parte da areia retirada durante a dragagem será utilizada para o alargamento de praias em Itapoá, em uma iniciativa inédita no país. O edital de licitação está previsto para este ano, com o início das obras no primeiro semestre de 2025.
O projeto ampliará o calado do canal externo de 14 para 16 metros, permitindo que os portos recebam embarcações de até 366 metros, com potencial para futuros cargueiros de até 399 metros. Isso coloca o complexo portuário de Babitonga na rota das grandes embarcações, aumentando a competitividade do Estado.
Com informações do colunista da NSC Total, Jefferson Saavedra.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.