O ano de 2023 se destacou pelo foco dado pelo Governo de Santa Catarina à logística de transportes com a criação da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF). Essa pasta, pioneira e única no país, estabelecida durante a reforma administrativa, possibilitou o anúncio de quase R$ 272 milhões em obras e projetos para o setor.
O secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, avaliou: “Nossa secretaria conseguiu atingir em nove meses de trabalho resultados expressivos e dar andamento a demandas que há muito tempo eram aguardadas em Santa Catarina. Nossa agenda tem sido intensa e ainda teremos muito para entregar em 2024, especialmente este olhar estadista que o governador tem demonstrado”.
Aeroportos:
Dentro do setor aeroviário, a meta do governador Jorginho Mello foi viabilizar a operação de todos os aeroportos públicos do estado. Isso se traduziu em obras em 12 aeroportos, com investimentos anunciados de R$ 46,7 milhões. O Aeroporto de Forquilhinha retomou suas operações após quase dois anos de obras, e no início de 2024, os Aeroportos de Dionísio Cerqueira e São Joaquim também reabrirão após longos anos sem atividade. Além disso, o Aeroporto de Blumenau, após mais de 20 anos, retomou voos comerciais e recebeu melhorias na infraestrutura.
O secretário explica: “Temos 21 aeroportos, sendo 16 públicos administrados pelo Estado ou subdelegados aos municípios. Os investimentos vão permitir o desenvolvimento da aviação geral como os voos para os serviços de saúde, segurança e executivos. A recuperação desses equipamentos de infraestrutura é importante para a economia catarinense, pois movimenta o turismo e a atividade empresarial. Também estamos em avançadas negociações com as companhias aéreas para voarem em mais aeroportos do estado”.
A SPAF retomou o planejamento do setor ao iniciar o Plano Aeroviário de SC (Paesc) em julho, desenvolvido pelo LabTrans/Ufsc. O último plano havia sido feito no final dos anos 80. O Paesc busca identificar as demandas e potencialidades de cada aeroporto, direcionando os investimentos futuros. Inicialmente, abrange 21 aeroportos, mas três serão adicionados, totalizando 24 cidades e regiões, com investimento de R$ 1,4 milhão.
Ferrovias:
No setor ferroviário, o estado segue investindo em dois projetos que podem ampliar em dobro a malha ferroviária: R$ 32 milhões alocados no projeto executivo da Ferrovia dos Portos, ligando Navegantes a Araquari em 62 km, e o projeto básico do Corredor Ferroviário de SC, conectando Chapecó a Correia Pinto em 319 km. Ambos se conectam com outros trechos da Malha Sul Nacional.
Martins enfatiza: “O último trecho ferroviário construído em SC foi em 1969, já se vão 54 anos. A elaboração desses projetos é fundamental para que possamos oferecer a investidores. O estado já vem conversando e discutindo com o mercado internacional que poderá se interessar em realizar os investimentos necessários para tirar os projetos do papel. É algo que levará muito tempo ainda, mas precisa ser começado. É um projeto de Estado e não apenas de um governo.”
A SPAF formou um Grupo de Trabalho para discutir o andamento dos projetos e novos trechos, como conexões entre Correia Pinto e Navegantes, Tubarão e Rio do Sul, e Joinville e Itapoá. O grupo inclui representantes da SPAF, SAN, Codesul, Fazenda, Infraestrutura (SIE), Facisc, Fiesc, Rumo, FTC, Porto de São Francisco do Sul, Porto de Imbituba, Portonave, Porto de Itajaí e Porto Itapoá.
Portos:
O desempenho dos portos catarinenses se destacou no ano, superando a média nacional. O estado está prestes a ultrapassar 55 milhões de toneladas movimentadas em 2022, permanecendo como um dos principais corredores logísticos do país. Dois portos, Navegantes e Itapoá, estão entre os maiores na movimentação de contêineres do Brasil. O Porto de São Francisco do Sul lidera com a maior movimentação absoluta de cargas.
No campo dos investimentos, o Porto de Imbituba investe R$ 120 milhões em melhorias como a recuperação do Cais 3 e Acesso Sul. Em São Francisco do Sul, há investimentos de R$ 12 milhões, incluindo um novo acesso e a revitalização do Terminal Graneleiro.
Porto de Imbituba – Foto: Divulgação
O secretário Martins conclui: “Participamos ativamente também das discussões sobre a captação de recursos para os projetos de dragagem, aprofundamento e alargamento do canal externo de acesso aos portos da Baía da Babitonga e da bacia de evolução do Complexo Portuário de Itajaí, que são obras fundamentais para receber os grandes navios e manter os Portos de Santa Catarina conectada com as principais rotas do comércio internacional.”
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Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
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