Dragagem aumentará o calado de 14 para 16 metros, permitindo a entrada de navios maiores ou mais carregados
O Porto Itapoá poderá ampliar sua movimentação em até 1,5 milhão de contêineres por ano com o aprofundamento do canal externo da Baía da Babitonga, em Santa Catarina. A estimativa foi apresentada após a assinatura da parceria entre os portos de Itapoá e São Francisco do Sul, na última sexta-feira (22), para execução da dragagem do canal. O edital da obra, orçado em R$ 324 milhões, também foi lançado na ocasião.
A dragagem aumentará o calado de 14 para 16 metros, permitindo a entrada de navios maiores ou mais carregados. Segundo o Porto Itapoá, cada metro adicional de profundidade permitirá o transporte de 800 a mil contêineres a mais por embarcação. Com 65 navios operando por mês, o impacto pode chegar a cerca de 130 mil contêineres mensais.
Em 2023, o terminal privado movimentou 1,2 milhão de contêineres. Com o novo calado, o volume pode superar 2,7 milhões de unidades por ano. “É um marco na história portuária catarinense. O que foi assinado vai mudar a logística do Estado”, afirmou Ricardo Arten, presidente do Porto Itapoá.
Com informações do colunista da NSC Total, Jefferson Saavedra.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.