A dragagem de manutenção no Porto de São Francisco do Sul está prestes a começar e promete ser concluída em menos tempo do que o inicialmente previsto. O trabalho, com custo estimado em R$ 37 milhões, tem como objetivo remover 1,6 milhão de metros cúbicos de sedimentos da área de acesso aos terminais da baía da Babitonga, essencial para garantir a navegabilidade e eficiência das operações portuárias.
A embarcação escolhida para a tarefa é a draga Galileo Galilei, da empresa Jan De Nul do Brasil Dragagem, vencedora da licitação. Com capacidade de 18 mil metros cúbicos, a draga possui propulsão própria e 166 metros de comprimento, o que permitirá uma operação ágil. O equipamento já foi utilizado em grandes projetos, como o alargamento da praia de Balneário Camboriú e a recuperação da orla de Matinhos, no Paraná.
A expectativa é que a dragagem, essencial para a manutenção do fluxo de embarques no porto, seja concluída antes do prazo estipulado, reforçando a importância do uso de equipamentos modernos para garantir a competitividade dos portos brasileiros.
Com informações do colunista, Jefferson Saavedra
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