Nos últimos três anos, Porto Belo registrou um aumento expressivo de 190% no setor de construção civil, tornando-se um dos polos de crescimento mais notáveis do país. Enquanto vários setores da economia sofreram com a pandemia, a cidade saltou na quantidade de obras e abertura de novas vagas de trabalho. De acordo com dados do Caged de junho, atualmente há 1.384 empregos no setor, em comparação aos 476 registrados em 2020. Estes números referem-se aos vínculos de trabalho ativos registrados pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Nos acompanhe pelo Instagram
A área da Costa Esmeralda, composta por Itapema, Porto Belo e Bombinhas, mostrou uma média de crescimento na construção civil de 86% nos últimos três anos. No entanto, Porto Belo superou com seus impressionantes 190%. Com uma população de aproximadamente 27 mil pessoas e 9,6 mil delas empregadas, o setor de construção emprega quase 15% da força de trabalho da cidade. O aumento populacional, que foi de 70% no último censo de 2022, também destaca Porto Belo na região da AMFRI, excedendo as médias nacional e estadual.
João Formento, empresário com 23 anos de experiência no ramo e CEO da Profor, atualmente lidera a construção de dois empreendimentos significativos em Porto Belo: o Reserva do Arvoredo, previsto para 2026, e o The Porto Plaza, para 2027. Juntos, esses projetos representam 100 mil metros quadrados e criam aproximadamente mil empregos diretos e indiretos. Formento aponta que o perfil de investimento em Porto Belo evoluiu consideravelmente, com a cidade se destacando em indicadores nacionais, como PIB per capita e IDH.
Segundo Formento, fatores como as belezas naturais, localização geográfica estratégica e oportunidades de negócios têm atraído pessoas dispostas a investir e se estabelecer em Porto Belo. Ele também destaca a média anual de obras autorizadas, que supera até mesmo a vizinha Balneário Camboriú.
A experiência de Formento na área é notável, com 16 empreendimentos entregues, totalizando 21 torres e mais de 210 mil metros quadrados em Itapema. O empresário também está por trás do Empire 234, o edifício residencial mais alto de Itapema e sexto do Brasil, reafirmando o potencial da região.
Os dados e os empreendimentos em andamento refletem a vitalidade do mercado imobiliário na cidade e a capacidade da construção civil de gerar empregos e oportunidades, consolidando Porto Belo como um dos principais destinos para investimentos no setor.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.