O MSC Música foi o primeiro navio nacionalizado na cidade, e após 22 anos, o transatlântico fará sua primeira parada em Porto Belo, nesta terça-feira (9), trazendo a bordo 2.500 turistas vindos da Argentina.
A luta pelo alfandegamento em Porto Belo atravessa décadas, desde o último navio alfandegado na cidade em 2002. Essa medida abre portas para mais escalas internacionais na cidade, impulsionando o turismo e contribuindo para a economia local.
Essa conquista resulta do trabalho realizado pela equipe da Fundação de Turismo e Desenvolvimento Econômico, com foco no alfandegamento desde 2017. No último ano, esse esforço foi intensificado com ações concretas para organizar e estruturar o espaço, permitindo a primeira escala. Inicialmente, essa escala é um teste e se repetirá em 17 de janeiro, quando o navio fará novamente escala nacional em Porto Belo.
O prefeito em exercício, Ailto Neckel, destaca a importância do trabalho da equipe e os esforços do prefeito Joel Lucinda, que acompanha essa luta desde os anos 90, quando era vereador. Durante os últimos anos, houve construção do Terminal Turístico de Passageiros, adequação operacional, capacitação de servidores e reuniões para reformular a legislação portuária. As primeiras escalas serão testes para avaliações e possíveis ajustes visando receber um número ainda maior de escalas internacionais no próximo ano.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.