Plano de Redução de Riscos vai mapear áreas vulneráveis e propor ações técnicas para evitar deslizamentos, alagamentos e outros desastres naturais no município
Porto Belo deu um passo importante na prevenção de desastres naturais ao iniciar a elaboração do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). Na última terça-feira (22), representantes da Prefeitura reuniram-se com membros da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para alinhar os primeiros passos da execução do contrato. Segundo a prefecidade é a terceira de Santa Catarina a aderir oficialmente à iniciativa.
Durante o encontro, foram discutidos o planejamento das atividades, a formação da equipe técnica do projeto e a composição do Comitê Gestor Municipal. Também foram definidas as datas iniciais para os levantamentos de campo. O plano segue as diretrizes do Ministério das Cidades e propõe uma abordagem técnica e participativa para enfrentar riscos como deslizamentos, inundações e alagamentos.
Com validade de um ano, o contrato com a Univali prevê a atualização do mapeamento das áreas de risco geológico e hidrológico de Porto Belo. A parceria busca fornecer subsídios técnicos que orientarão ações estruturais e não estruturais de mitigação e prevenção. A reunião foi realizada na sede da Defesa Civil de Porto Belo e contou com a presença de técnicos da Univali, membros do Executivo municipal e representantes de órgãos ambientais.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.