keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Portaria define quotas para safra de tainha 2024

Frota industrial terá participação, confira:

WhatsApp Image 2024 03 05 at 13.49.41 Visor Notícias
Foto:Divulgação

As quotas para a pesca da tainha na safra de 2024 foram oficialmente estabelecidas. A Portaria Interministerial MPA/MMA nº 9, de 1º de março de 2024, publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), determina a Autorização de Pesca Especial Temporária, o número limite de embarcações de pesca, as quotas de captura e as medidas de monitoramento e controle para a temporada de pesca da tainha (Mugil liza) nas regiões Sudeste e Sul do Brasil. Diferentemente do ano anterior, a frota industrial terá participação na safra de 2024, sendo permitidas até oito embarcações, com captura máxima de 480 toneladas.

O período de pesca para a frota de cerco (traineira industrial) será de 1º de junho a 31 de julho em 2024. Para o emalhe anilhado (artesanal), será de 15 de maio a 31 de julho ou até atingir a cota estabelecida. A lista das embarcações autorizadas para a safra de 2024 será divulgada até 28 de maio de 2024, conforme o Edital de seleção nº 1, de 23 de janeiro de 2024.

Além das 480 toneladas destinadas à modalidade industrial de cerco, estão previstas mais 586 toneladas para o emalhe anilhado artesanal. Vale destacar que em 2023 a frota industrial teve cota zero, e a frota de emalhe anilhado artesanal sofreu uma redução de mais de 50%. Essa drástica redução visava manter a sustentabilidade do recurso. No entanto, em algumas regiões, como no Rio Grande do Sul, houve um aumento expressivo no volume de captura.

Para monitorar a safra, o SisTainha estará disponível de 1º de maio a 31 de dezembro. Durante este período, as empresas pesqueiras que adquirirem tainha serão obrigadas a informar no SisTainha, em até 48 horas, o recebimento da produção. Em 11 de março, um treinamento sobre o reporte de dados no SisTainha será realizado na sede do SINDIPI em Itajaí, visando esclarecer dúvidas de armadores, industriais e pescadores antes do início da safra.

É importante ressaltar que, durante a temporada de pesca, o painel de acompanhamento da cota de captura de tainha estará disponível no site do Ministério da Pesca e Aquicultura: https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/pesca/tainha/2024.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial do Brasil é detectado no Rio Grande do Sul

Desde 2006, o Brasil vinha conseguindo evitar a entrada do vírus em sua avicultura comercial

Animal

Criança de 6 anos sobrevive após ser picada por uma das cobras mais venenosas do Brasil

O menino foi levado às pressas para o hospital e ficou internado por 11 dias

Animal

Carreta derrama corante em córrego e tinge patos e gansos de azul

Produto químico escorreu após colisão com poste; aves foram resgatadas e córrego monitorado por risco ambiental

Animal

Serpente exótica é encontrada em garagem em Itajaí

Animal foi identificado como espécie norte-americana e levado ao zoológico de Balneário Camboriú

Animal

Briga de marmotas causa engarrafamento na China

Conflito entre animais interrompeu o trânsito e viralizou nas redes; veja o vídeo

Mais notícias

Segurança

Homem é preso pela Polícia Militar com arma falsa em Itapema

Simulacro foi encontrado durante abordagem no bairro Morretes; suspeito foi liberado após registro na delegacia

Segurança

Ladrão furta calça em loja e acaba detido por moradores na praia em Itapema

Apesar dos populares conter o bandido, homem conseguiu fugir antes de chegar a PM