Operação Guinhol visa cumprir nove mandados de busca e apreensão e apurar possível prática de crimes eleitorais
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta manhã (15), a Operação Guinhol que visa cumprir nove mandados de busca e apreensão expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e apurar possível prática de crimes eleitorais por representantes do PSL. O presidente nacional do partido, deputado federal Luciano Bivar, está entre os alvos. Agentes foram até a casa dele na capital, Recife e também à sede da legenda. O deputado não se manifestou sobre a operação. As buscas também foram confirmadas em endereços de três ex-candidatas: Maria de Lourdes Paixão, Érika Santos e Mariana Nunes, e de duas gráficas, Itapissu e Vidal e e seus representantes.
O inquérito policial foi instaurado por requisição do Tribunal Regional Eleitoral em Pernambuco para apurar a possível prática dos crimes tipificados nos artigos 350, 354-A do Código Eleitoral (Lei 4737/65) e 288 do Código Penal (associação criminosa). Segundo a PF, os investigados teriam “ocultado/disfarçado/omitido movimentações de recursos financeiros oriundos do fundo partidário, especialmente os destinados às candidaturas de mulheres, após verificação preliminar de informações que foram fartamente difundidas pelos órgãos de imprensa nacional”. Uma das suspeitas é de que candidatas mulheres tenham sido usadas apenas para acesso ao dinheiro, no caso conhecido como Laranjal do PSL.
A denúncia que está sendo investigada aponta que ao menos 30% dos valores do Fundo Partidário deveriam ser empregados na campanha das candidatas do sexo feminino, havendo indícios de que tais valores foram aplicados de forma fictícia objetivando o seu desvio para livre aplicação do partido e de seus gestores.
* O nome da Operação Guinhol faz referência a um marionete, personagem do teatro de fantoches criado no Século XIX diante da possibilidade de candidatas terem sido utilizadas exclusivamente para movimentar transações financeiras escusas.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.