Na quinta-feira (7), a operação Cifra Oculta, conduzida pela Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro com suporte técnico e operacional do SAER, resultou na apreensão de um helicóptero Robinson R44II. A aeronave estava guardada em um hangar particular na cidade de Osasco (SP).
A ação, iniciada na terça-feira (5), revelou um amplo esquema de lavagem de dinheiro que envolvia a posse de 24 veículos de luxo, imóveis, saldos bancários e criptomoedas, totalizando cerca de R$ 50 milhões. Além disso, foram executados 28 mandados de busca e apreensão em vários estados, incluindo SP, SC, RS, PA e PR.
O delegado Jeferson Prado, responsável pela investigação, destacou a complexidade do esquema, evidenciando a lavagem de capitais provenientes de diferentes atividades criminosas, principalmente tráfico de drogas e associação criminosa.
As atividades ilícitas investigadas envolvem a utilização de pessoas como intermediárias na movimentação de criptomoedas e contas bancárias, o uso de empresas fictícias, a manipulação de valores e lucros por meio de entidades jurídicas, e a aquisição de bens de alto valor.
O delegado Pedro Mendes, diretor-adjunto da DEIC/PCSC, ressaltou a importância da operação Cifra Oculta no combate à lavagem de dinheiro em Santa Catarina, destacando a cooperação entre diversas instituições policiais, como as Polícias Civis de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e Pará, além de unidades especializadas da DEIC, Diretoria de Inteligência, CORE e Laboratório de Tecnologia em Lavagem de Dinheiro. Essa ação também contou com o suporte do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) por meio do Projeto Impulse, inserido no Programa de Enfrentamento a Organizações Criminosas (Enfoc).
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: ND+
Sobre o autor:
Barbara Machado
Barbara Machado, nascida em Florianópolis, jornalista no Visor Notícias com foco na redação. Mostrou paixão pela escrita desde os 9 anos, tendo sua poesia publicada em um livro da cidade. Encontrou sua vocação no jornalismo, adquirindo experiência em cobertura de eventos, participando de coletivas e muito mais, marcando sua trajetória com determinação, coragem e resiliência. Valoriza a precisão e a veracidade dos fatos, o que reflete sua curiosidade e responsabilidade no jornalismo.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade