keyboard_backspace

Página Inicial

Segurança

Polícia Civil faz parceria com entidades para oferecer suporte psicológico a vítimas de crimes

Uma parceria entre Polícia Civil, ACIJ e Unisociesc está viabilizando a concretização de um importante programa social e comunitário de suporte psicológico a vítimas de crimes ou a seus familiares, em Joinville. O programa prevê atendimento psicológico […]

X

Uma parceria entre Polícia Civil, ACIJ e Unisociesc está viabilizando a concretização de um importante programa social e comunitário de suporte psicológico a vítimas de crimes ou a seus familiares, em Joinville.

O programa prevê atendimento psicológico a pessoas envolvidas em situações de ameaça à vida, à integridade corporal ou à sanidade mental em decorrência de espancamento ou agressão física, acidente ou lesão, tiro ou facada, morte súbita e inesperada de um membro da família ou amigo, assalto, testemunha de morte ou refém de assalto ou sequestro e ainda para vítimas de racismo e de injúria racial. O suporte também é previsto em casos de atentados contra a própria vida.

O primeiro atendimento é feito pela psicóloga da Delegacia Regional de Polícia, que faz o acolhimento e a triagem para posterior encaminhamento à clínica acadêmica da Unisociesc ou para profissionais do Núcleo de Psicólogos Empreendedores da ACIJ, que participam do programa de forma sistemática e voluntária.
A intenção é que as pessoas atendidas pelo programa possam se recuperar e se readequar à vida cotidiana em aspectos que tenham sido prejudicados em consequência de crimes.

“Há um arcabouço estatal voltado a garantias e direitos do acusado de cometer um crime. A lei prevê que o Estado vá até o criminoso para verificar se algum direito foi violado. Mas em que momento vai às vítimas para saber se estão precisando de algum cuidado estatal? O projeto busca amenizar esta distorção legislativa”, observa a delegada regional de Polícia Civil, Tânia Harada.

“O projeto conduzido pela Polícia Civil tem contribuído para amenizar o sofrimento de quem está fragilizado por situações inesperadas. Iniciativas como esta devem ser fomentadas e apoiadas para que, com o tempo, sejam implementadas em nossas políticas públicas, fazendo com que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas”, afirma o presidente do Núcleo de Psicólogos Empreendedores da ACIJ, Cassiano Luiz Veiga.

.

Fonte: Visor Notícias

Segurança

Mais de 50kg de maconha são apreendidos em Joinville

Na manhã desta sexta feira, 22, por volta das 10h30, uma guarnição do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu uma denúncia de que um terreno abandonado, na zona leste de Joinville, estaria sendo utilizado […]

Segurança

Polícia localiza corpo de homem desaparecido e realiza prisões em Laguna

Familiares da vítima haviam registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia da Comarca de Imbituba, em que noticiaram o desaparecimento

Segurança

Homem é morto com tiro na cabeça em Chapecó

Segundo informações, o assassinato teria ocorrido por conta de uma briga entre facções rivais do tráfico de drogas

Segurança

Homem mata amante da esposa a facadas após flagrar traição em Blumenau

O suspeito teria chegado em casa e encontrado a mulher com o amante de 54 anos

Mais notícias