Página Inicial
SegurançaPolícia Civil faz parceria com entidades para oferecer suporte psicológico a vítimas de crimes
Uma parceria entre Polícia Civil, ACIJ e Unisociesc está viabilizando a concretização de um importante programa social e comunitário de suporte psicológico a vítimas de crimes ou a seus familiares, em Joinville. O programa prevê atendimento psicológico […]

Uma parceria entre Polícia Civil, ACIJ e Unisociesc está viabilizando a concretização de um importante programa social e comunitário de suporte psicológico a vítimas de crimes ou a seus familiares, em Joinville.
O programa prevê atendimento psicológico a pessoas envolvidas em situações de ameaça à vida, à integridade corporal ou à sanidade mental em decorrência de espancamento ou agressão física, acidente ou lesão, tiro ou facada, morte súbita e inesperada de um membro da família ou amigo, assalto, testemunha de morte ou refém de assalto ou sequestro e ainda para vítimas de racismo e de injúria racial. O suporte também é previsto em casos de atentados contra a própria vida.
O primeiro atendimento é feito pela psicóloga da Delegacia Regional de Polícia, que faz o acolhimento e a triagem para posterior encaminhamento à clínica acadêmica da Unisociesc ou para profissionais do Núcleo de Psicólogos Empreendedores da ACIJ, que participam do programa de forma sistemática e voluntária.
A intenção é que as pessoas atendidas pelo programa possam se recuperar e se readequar à vida cotidiana em aspectos que tenham sido prejudicados em consequência de crimes.
“Há um arcabouço estatal voltado a garantias e direitos do acusado de cometer um crime. A lei prevê que o Estado vá até o criminoso para verificar se algum direito foi violado. Mas em que momento vai às vítimas para saber se estão precisando de algum cuidado estatal? O projeto busca amenizar esta distorção legislativa”, observa a delegada regional de Polícia Civil, Tânia Harada.
“O projeto conduzido pela Polícia Civil tem contribuído para amenizar o sofrimento de quem está fragilizado por situações inesperadas. Iniciativas como esta devem ser fomentadas e apoiadas para que, com o tempo, sejam implementadas em nossas políticas públicas, fazendo com que cada vez mais pessoas sejam beneficiadas”, afirma o presidente do Núcleo de Psicólogos Empreendedores da ACIJ, Cassiano Luiz Veiga.
.
Fonte: Visor Notícias
Notícias Relacionadas
Mais de 50kg de maconha são apreendidos em Joinville
Na manhã desta sexta feira, 22, por volta das 10h30, uma guarnição do 8° Batalhão de Polícia Militar (BPM) recebeu uma denúncia de que um terreno abandonado, na zona leste de Joinville, estaria sendo utilizado […]
Polícia localiza corpo de homem desaparecido e realiza prisões em Laguna
Familiares da vítima haviam registrado um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia da Comarca de Imbituba, em que noticiaram o desaparecimento
Homem é morto com tiro na cabeça em Chapecó
Segundo informações, o assassinato teria ocorrido por conta de uma briga entre facções rivais do tráfico de drogas
Vereador é vítima de atentado com explosivo em Florianópolis
O parlamentar não ficou ferido
Homem mata amante da esposa a facadas após flagrar traição em Blumenau
O suspeito teria chegado em casa e encontrado a mulher com o amante de 54 anos
Mais notícias
-
TJ mantém preventiva a homem que fugiu por 16 anos após ser denunciado por homicídio
-
Vigilante que perdeu a visão pelo caos na saúde de SC receberá danos morais e pensão
-
MPSC monitora a execução da campanha de vacinação contra covid-19 segundo os planos estadual e municipais de imunização
-
Justiça atende a pedido do MPSC e afasta novamente Secretária Municipal de Criciúma
-
Chuvas deixaram 40 pessoas desabrigadas nos últimos dias em SC
-
Morre Larry King, lenda da TV americana