Criminosos usam IA para imitar vozes, clonar perfis e criar sites falsos; delegado orienta cuidados e reforça denúncia em caso de suspeita
A Polícia Civil de Itapema emitiu um alerta sobre o aumento de golpes aplicados com o uso de inteligência artificial. Criminosos estão se aproveitando da tecnologia para imitar vozes de familiares, clonar perfis e criar conteúdos falsos que dificultam a identificação das fraudes. Entre os principais golpes estão pedidos urgentes de dinheiro, sites falsos de emprego e ofertas de empréstimos e investimentos.
O delegado Aden Claus recomenda que a população sempre confirme a veracidade de pedidos financeiros, mesmo que pareçam vir de pessoas próximas. “Uma dica é criar códigos familiares que possam ser usados para confirmar a identidade, como datas ou apelidos”, orienta. Ele também reforça que dados bancários ou pessoais não devem ser informados por redes sociais, mensagens ou e-mails.
Outra orientação é evitar clicar em links suspeitos, mesmo que pareçam confiáveis. Em caso de dúvida, o ideal é acessar diretamente os sites oficiais das instituições. Suspeitas de golpe devem ser comunicadas imediatamente à Delegacia de Polícia Civil de Itapema, onde é possível registrar um boletim de ocorrência.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.