Mais de 10 milhões de brasileiros têm até 2028 para solicitar o resgate dos valores no fundo
A Caixa Econômica Federal inicia nesta sexta-feira (28) os pagamentos dos valores esquecidos no antigo fundo do PIS/Pasep, extinto em 1988. Nesta primeira fase, têm direito ao saque os trabalhadores que solicitaram o resgate até 28 de fevereiro. Segundo o Ministério da Fazenda, mais de 10 milhões de pessoas poderão retirar, no total, R$ 26,3 bilhões. O valor médio disponível é de R$ 2,8 mil por beneficiário, mas pode variar conforme o tempo de serviço e o salário da época, corrigidos pela inflação.
O resgate pode ser feito pelo aplicativo do FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa. No caso de herdeiros, é necessário apresentar documentos específicos que comprovem o vínculo com o titular do benefício, como certidão da Previdência Social ou escritura pública. Os valores serão depositados em conta da Caixa ou na poupança social digital.
Os trabalhadores têm até setembro de 2028 para solicitar os saques. Após esse prazo, os valores não resgatados serão incorporados ao Tesouro Nacional. Para consultar se há saldo disponível, basta acessar a plataforma Repis Cidadão com login gov.br e informar o Número de Identificação Social (NIS). A verificação também pode ser feita pelo aplicativo do FGTS.
Fonte: NSC
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.