Pilotos de motoaquáticas são multados por perturbar baleias francas em Santa Catarina
Segundo o Ibama, as embarcações e jet-skis envolvidos se aproximaram a menos de 100 metros dos animais, com os motores em funcionamento, uma ação considerada crime ambiental
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Santa Catarina multou três proprietários de embarcações por perseguirem baleias francas, uma espécie ameaçada de extinção. Segundo o órgão, as embarcações e jet-skis envolvidos se aproximaram a menos de 100 metros das baleias, com os motores em funcionamento, uma ação considerada crime ambiental.
Divulgação
O turismo de observação de baleias em águas brasileiras é regulamentado pela Lei Federal nº 7.643 de 1988, que proíbe o molestamento intencional de cetáceos, e pela Portaria Ibama nº 117 de 1996, que estabelece normas específicas para essa atividade.
A Baleia-franca-austral, que migra para águas mais quentes no inverno para reprodução, é frequentemente vista ao longo da costa de Santa Catarina, tornando a região crítica para a conservação da espécie.
O Ibama utiliza monitoramento presencial e drones para fiscalizar as interações entre embarcações e baleias, respondendo também a denúncias recebidas por meio de imagens publicadas nas redes sociais.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Emanuele Azevedo
Emanuele Vitória Azevedo Dutra é estudante de Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí. Atua como assistente na redação do Visor Notícias.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, decretou luto oficial de três dias no estado em homenagem ao papa Francisco, que morreu nesta segunda-feira (21)
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade