Seguindo o cronograma previsto de obras, o píer Oporto, que está sendo construído em Itapema, deve entrar na fase de acabamentos até dezembro. Com a cravação das estacas concluídas, as equipes vão iniciar a segunda etapa do projeto nos próximos dias, que envolve a cravação de 150 estacas hélices, para fundação da estrutura. Depois, na sequência, vem a fundação para construção do primeiro pavimento.
Felipe Lago, engenheiro da RGS, empresa responsável pela construção do píer, explica que a primeira fase levou cerca de três meses para ser concluída. E seguindo esse ritmo, até o final do ano, o cenário no local será bem diferente. “Vamos entrar com equipamento de cravação de estacas, com profundidade de 25 metros cada um dos buracos. Essas estacas serão a sustentação do píer. As que são visíveis são para confinamento de areia. Posterior a isso vem concretagem da lage que será a primeira do píer e depois vem o processo construtivo”, comenta.
Essa obra é considerada rápida por envolver processos construtivos como metodos de pré-moldados e steel frame. A fase mais crítica, que é a cravação das estacas pranchas, já passou. Para essa etapa foi preciso trabalhar com a influência das mares e dos ventos. Porém, agora, as etapas serão bem mais rápidas, conforme prevê o engenheiro.
O aterro do piér avançou 300 metros para dentro do mar e tem 34 metros de largura. A areia vem da dragagem do rio Perequê. Foram utilizados, até o momento, cerca de 25 mil metros cúbicos de areia do rio que são seguradas pelas 653 estacas pranchas. Esses equipamentos dão a sustentação do aterro de areia, enquanto a fundação, que será realizada com a implementação de estacas de hélice contínua, serão o suporte para a estrutura do píer.
A obra do Píer
A obra do Píer começou em dezembro de 2023, após as empresas MayBelly Incorporadora, R7 Participações, Pantanal Negócios Imobiliários e RGS Engenharia assumirem a responsabilidade financeira e executiva, custeando a realização do projeto.
O píer de Itapema passou a se chamar Oporto em alusão ao maior empreendimento do litoral norte de Santa Catarina, da Maybelly Incorporadora, que leva o mesmo nome. Com uma área total de 18.274,29 m², o Píer será o único na América Latina com estacionamento abaixo da plataforma principal
O local terá 226 vagas para veículos, capacidade para 50 vagas molhadas, área comercial de 9.458,00 m² incluindo lojas, restaurantes e oito quiosques, além de rooftop para a realização de eventos, roda gigante, espaços de convivência e academia com vista 360° para o mar.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade