keyboard_backspace

Página Inicial

Geral

Pescadores recebem licenças para tainha a partir desta segunda-feira

Documentação chegou a Florianópolis neste final de semana e estará à disposição a partir desta segunda-feira

Os pescadores de tainha receberam uma boa notícia neste final de semana. Um técnico da SEAP (Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca), do Governo Federal, veio para Florianópolis para entregar as licenças para a atividade. A documentação estará disponível a partir desta segunda-feira (4) no Escritório Federal de Aquicultura e Pesca, anexo ao MAPA, em São José. A informação foi dada pelo secretário de Maricultura, Aquicultura e Pesca de Palhoça, José Henrique Francisco dos Santos.

Proprietários de embarcações artesanais e industriais da região sul do Brasil aguardavam ansiosos a liberação da licença. Embora, algumas categorias como pescadores de praia e de emalhe com anilha já tivessem sido aprovados, nenhuma havia recebido de fato a documentação, que impede a retirada das redes em caso de fiscalização do Ibama, além de multa por exercer irregularmente a atividade.
Os processos de licenciamento do órgão tem recebido críticas devido a demora. A divulgação das embarcações aptas a irem ao mar para a pesca industrial só ocorreu na quarta-feira, 30, vespera de feriado. A abertura da temporada ocorreu na sexta-feira (1). 

De acordo com a portaria, número 57, 37 traineiras podem capturar o pescado este ano. Outras 34, tiveram os pedidos negados e poderão entrar com recurso. Já 18 embarcações foram eliminadas por não se enquadrarem nas exigências da SEAP.

Fechamento de indústria traz esperança nos ranchos 
O pedido de recuperação judicial da indústria Pioneira, de Porto Belo, e o menor número de licenças para traineiras, anima os pescadores artesanais. Eles acreditam que a natureza se encarregará de garantir a reprodução.
Nicolau José Francisco, 65 anos, pesca há 12 em um rancho na praia de Cima, na Pinheira, em Palhoça. Há dois, poucos peixes são capturados. Ele espera que com a mudança no vento ocorrida no sábado e que com menos traineiras, os peixes apareçam em maior quantidade. “Se eles começassem a pescar juntos com o artesanal, já teriam capturado umas 500 toneladas”, projeta. Embora acredite que menos barcos insdutriais possam favorecer a reprodução ele alerta. “Na Lagoa dos Patos eles pescam em fevereiro. A tainha que chega aqui é a que vem do Uruguai. Isso não deveria ser permitido”, reclama o pescador.

Fonte: ND Online

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Geral

População de SC recebe alerta simultâneo no celular no maior simulado de desastres do país

Às 9h15, um marco histórico foi registrado: o envio do primeiro Cell Broadcast em nível estadual

Geral

Caminhada Itapema Faz Bonito mobilizou a população contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes

Evento foi um ato público de conscientização e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Geral

Aposta de R$ 6 na +Milionária rende prêmio de R$ 97 mil para apostador da Grande Florianópolis

Ninguém acertou os seis números do concurso, fazendo com que o prêmio acumulasse para o próximo sorteio

Geral

Santa Catarina realiza neste domingo o maior simulado de desastres do Brasil

A ação envolve cerca de 250 mil pessoas com atividades como evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastro de famílias, distribuição de ajuda humanitária

Geral

Baleia reborn? Simulado de resgate chama atenção em praia de SC

Réplica de baleia-franca em tamanho real foi usada em treinamento e vídeo viraliza nas redes em tom de brincadeira

Mais notícias

Pets

Veja o que fazer caso seu animal sofra uma queda

É importante ficar atento aos sinais de lesão e agir com cuidado

Beleza

5 dicas para manter a coloração do cabelo por mais tempo

Veja cuidados simples para preservar a cor e garantir brilho aos fios