Município entregou termos de uso a patrões de ranchos na Praia do Perequê após acordo com o Governo Federal
A pesca artesanal da tainha em Porto Belo, no Litoral Norte de Santa Catarina, agora está oficialmente regularizada nas áreas da União sob responsabilidade do município. A medida, que valoriza a cultura local e fortalece os direitos das comunidades tradicionais, foi anunciada na última sexta-feira (9) durante a Missa de Abertura da temporada.
Na ocasião, os patrões dos Ranchos de Pesca da Tainha da Praia de Perequê receberam o Termo de Permissão de Uso, documento que assegura a utilização legal dos espaços durante o período de pesca, garantindo mais segurança jurídica e reconhecimento às práticas tradicionais.
A regularização foi viabilizada por meio de um acordo entre a Prefeitura de Porto Belo e o Governo Federal, através da Superintendência do Patrimônio da União (SPU), com base no Decreto Municipal nº 1.988/2019, que estabelece a gestão compartilhada do patrimônio das praias da cidade.
Leia também:
Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras flagra descarte irregular de mais de 700 kg de peixe
O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) recebeu uma denúncia sobre descarte irregular de pescados no Rio Piçarras na última semana. As ações ocorreram durante a noite e foram registradas por câmeras de segurança de residências próximas ao local. As imagens permitiram identificar um furgão suspeito despejando resíduos na margem do rio. Leia mais.
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.