As micro e pequenas empresas de Santa Catarina registraram no terceiro trimestre de 2024 o melhor desempenho de vendas dos últimos cinco anos, de acordo com um estudo divulgado pelo Sebrae SC. Mais de 60% dos empresários relataram aumento nas vendas durante o período, o maior percentual desde 2019 e o melhor resultado para um trimestre desde a reabertura econômica após a pandemia.
Conforme o levantamento, 60,8% dos micro e pequenos negócios registraram alta no faturamento, sendo que 32,3% observaram um crescimento de até 10%, enquanto 28,5% reportaram aumentos acima desse patamar. A média de variação positiva entre o segundo e o terceiro trimestre foi de 4,6%. Por outro lado, 20,1% dos entrevistados relataram queda nas vendas e 19,1% permaneceram estáveis.
O setor de serviços liderou o crescimento, com 65% dos empresários apontando alta no faturamento, seguido pelo comércio (60,3%) e pela indústria (52,7%). Entre os portes, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os mais beneficiados, com 67,9% relatando aumento nas vendas, seguidos por Microempresas (59,3%) e Pequenas Empresas (55,2%).
O governador Jorginho Mello destacou a cultura empreendedora de Santa Catarina. “O catarinense gosta de trabalhar e aproveitar oportunidades. É por isso que temos um ambiente favorável ao empreendedorismo, um estado seguro e com resultados sólidos”, afirmou.
O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck, reforçou o papel de programas como o Pronampe SC e o Juro Zero no estímulo à competitividade dos pequenos negócios. “Essas iniciativas têm sido essenciais para fortalecer nossa economia e garantir oportunidades de crescimento”, pontuou.
A pesquisa mostrou que 65,4% das empresas realizaram vendas pela internet no período, utilizando principalmente o Instagram (77,8%), WhatsApp (67,5%) e Facebook (39,8%). Plataformas como e-commerce, marketplaces e TikTok também contribuíram para impulsionar as vendas.
Apesar do aumento no faturamento, a pesquisa identificou uma queda nos investimentos. Enquanto 37,3% dos empresários investiram no segundo trimestre, o número caiu para 35,5% no terceiro trimestre, indicando que ainda há cautela em relação a novos aportes.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: Visor Notícias
Sobre o autor:
Jessica Oliveira
Jessica Oliveira é jornalista formada pela Universidade do Planalto Catarinense, em Lages. Trabalhou na produção da Radio Massa FM do Grupo SCC e Band FM.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Em 2024, a MM Conteúdo Criativo registrou um incremento de 22,6% no faturamento; em 2025, a empresa fundada 100% por mulheres quer se posicionar ao lado de gigantes do mercado
Neste domingo, haverá uma combinação de aspectos planetários que ativarão tanto desafios quanto oportunidades para os signos. As energias em jogo demandarão consciência, pois trarão lições valiosas sobre relacionamentos, propósito de vida e autoconhecimento. Para […]
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade