keyboard_backspace

Página Inicial

Animal

Peixes-pênis de 25cm invadem praia argentina após tempestade

Apesar do nome, eles são considerados vermes marinhos de águas frias e podem chegar aos 30cm

Imagem do WhatsApp de 2023 07 19 as 14.46.02 Visor Notícias
Foto: Reprodução

Uma tempestade ocorrida na última segunda-feira causou uma invasão peculiar na costa argentina: milhares de ‘peixes-pênis’ com 25 centímetros de comprimento apareceram em uma das praias locais. As informações são de O Globo.

Estes organismos, cientificamente conhecidos como Urechis unicinctus, são na verdade ‘vermes marinhos’ que habitam águas frias. Com um corpo cilíndrico, estes vermes podem atingir até 30 centímetros de comprimento.

Apesar de sua semelhança com nematoides, como as lombrigas, os ‘peixes-pênis’ também estão relacionados a artrópodes, incluindo insetos e aracnídeos. E, embora possam parecer estranhos, esses vermes são muito procurados em regiões da Ásia.

Imagem do WhatsApp de 2023 07 19 as 14.46.09 1 Visor Notícias

Pescadores locais costumam se aglomerar nas praias para coletá-los, já que são considerados uma isca eficaz para capturar robalos. Este fenômeno, entretanto, não é exclusivo da Argentina. Em 2019, um grande número desses vermes também foi encontrado em uma praia da Califórnia.

Peixes-pênis’ costumam viver enterrados na areia do fundo do mar, mas tempestades e ondas fortes podem trazê-los à superfície e levá-los até a terra.

Fósseis sugerem que essas criaturas existem há aproximadamente 300 milhões de anos. Um único Urechis unicinctus pode viver até 25 anos e são consumidos crus na Ásia, onde são apreciados pela alta concentração de aminoácidos.

Na Coreia do Sul, são conhecidos como “gaebul” e podem ser consumidos crus ou com um tempero simples de sal, óleo de gergelim e pimenta. Alimentam-se de detritos orgânicos depositados no fundo do mar e não representam perigo para os seres humanos.

Apesar de sua aparência fálica levá-los a ser associados com propriedades afrodisíacas, não há evidências científicas que comprovem tal afirmação. Contudo, estes vermes, por mais estranhos que possam parecer, são uma parte fascinante e diversificada da fauna marinha.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: O Globo

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Animal

Cachorro agredido será indenizado após ganhar processo contra tutor

Tokinho foi aceito como parte em ação de danos morais e receberá indenização

Animal

Feirinha de adoção celebra novo espaço do DABA em Itapema

Evento neste sábado terá foco na adoção de pitbulls e orientação sobre posse responsável

Animal

Onça que matou caseiro está em estado de saúde grave

Animal foi capturado três dias após o ataque em MS e está abaixo do peso

Animal

Cobra caninana de 2 metros tenta entrar em motor de carro e morde biólogo durante resgate em SC

O animal foi resgatado por um profissional da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente e devolvido à natureza

Animal

Bombeiros resgatam jiboia-arco-íris no Centro de Itapema

A equipe foi acionada na noite desta quinta-feira (24)

Mais notícias

Segurança

Homem escapa da morte após arma de suspeito falhar duas vezes no Oeste de SC

Suspeito tentou atirar três vezes em vítima em restaurante de Chapecó, mas apenas um disparo foi efetuado; agressor fugiu

Geral

Criança de 5 anos de SC entra para grupo de alto QI no Brasil

Zayan Frizon Marques, de São Miguel do Oeste, apresentou quociente de inteligência de 140 em avaliação realizada antes dos 4 anos