Uma tempestade ocorrida na última segunda-feira causou uma invasão peculiar na costa argentina: milhares de ‘peixes-pênis’ com 25 centímetros de comprimento apareceram em uma das praias locais. As informações são de O Globo.
Estes organismos, cientificamente conhecidos como Urechis unicinctus, são na verdade ‘vermes marinhos’ que habitam águas frias. Com um corpo cilíndrico, estes vermes podem atingir até 30 centímetros de comprimento.
Apesar de sua semelhança com nematoides, como as lombrigas, os ‘peixes-pênis’ também estão relacionados a artrópodes, incluindo insetos e aracnídeos. E, embora possam parecer estranhos, esses vermes são muito procurados em regiões da Ásia.
Pescadores locais costumam se aglomerar nas praias para coletá-los, já que são considerados uma isca eficaz para capturar robalos. Este fenômeno, entretanto, não é exclusivo da Argentina. Em 2019, um grande número desses vermes também foi encontrado em uma praia da Califórnia.
‘Peixes-pênis’ costumam viver enterrados na areia do fundo do mar, mas tempestades e ondas fortes podem trazê-los à superfície e levá-los até a terra.
Fósseis sugerem que essas criaturas existem há aproximadamente 300 milhões de anos. Um único Urechis unicinctus pode viver até 25 anos e são consumidos crus na Ásia, onde são apreciados pela alta concentração de aminoácidos.
Na Coreia do Sul, são conhecidos como “gaebul” e podem ser consumidos crus ou com um tempero simples de sal, óleo de gergelim e pimenta. Alimentam-se de detritos orgânicos depositados no fundo do mar e não representam perigo para os seres humanos.
Apesar de sua aparência fálica levá-los a ser associados com propriedades afrodisíacas, não há evidências científicas que comprovem tal afirmação. Contudo, estes vermes, por mais estranhos que possam parecer, são uma parte fascinante e diversificada da fauna marinha.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.
Fonte: O Globo
Sobre o autor:
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.
Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.
AceitoPolítica de Privacidade