Segurados contestam descontos não autorizados por entidades; Polícia Federal investiga possíveis fraudes
Mais de 1 milhão de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já formalizaram pedidos de reembolso por descontos não autorizados feitos por entidades associativas. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (15) pelo próprio INSS, e abrangem solicitações registradas pela plataforma Meu INSS ou pela central telefônica 135.
Segundo o órgão, o serviço que permite consultar os descontos e solicitar reembolso está no ar desde terça-feira (13), e já foi acessado por mais de 4,3 milhões de usuários. O processo permite que o segurado informe se autorizou ou não os valores descontados. Em caso de contestação, a entidade terá 15 dias úteis para comprovar a adesão voluntária ou devolver os valores ao Tesouro Nacional, que fará a restituição ao beneficiário.
A operação é alvo de investigação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que apuram a atuação de organizações criminosas no uso indevido de dados de segurados. O INSS reforça que os comunicados oficiais são feitos exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS e alerta para tentativas de golpe por mensagens ou ligações não autorizadas.
Fonte: Agência Brasil
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.