keyboard_backspace

Página Inicial

Política

Partidos políticos podem realizar convenções virtuais para escolha de candidatos e formalização de coligações

No quarto dia dos Seminários Regionais Eleições 2020, promovidos pelo MPSC, foram abordadas regras para convenções partidárias, registro de candidatura e Lei da Ficha Limpa. Última edição do evento ocorre amanhã (10/7), discutindo a participação feminina nas campanhas

25000fec01e5ad4c84055ec3ce15a1a8 Visor Notícias

O ambiente virtual se tornou ferramenta essencial para a realização de encontros em meio à pandemia de covid-19 e é também destaque nas eleições de 2020. Agora, os partidos políticos estão expressamente autorizados a realizar convenções ou reuniões virtuais para escolha de candidatos e formalização de coligações, bem como para definir critérios de distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. A nova medida foi comentada pelo Procurador Regional Eleitoral de Santa Catarina, André Stefani Bertuol, em palestra proferida nesta quinta-feira (9/7), quarto dia dos Seminários Eleitorais 2020, promovidos pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Anteriormente à instituição da Emenda Constitucional n° 107 em julho de 2020, não havia previsão nem vedação na legislação sobre a realização de convenções partidárias por meio virtual. Para Bertuol, a pandemia adiantou “tudo o que se projetava mais para frente, e nos levou a conhecer diversas alternativas, a participar de reuniões por meio de várias plataformas”. E esses novos meios significam avanço, considerou o Procurador Regional Eleitoral.

“Acredito que vá ajudar a democratizar as decisões dos partidos, e a participação dos filiados e interessados será facilitada”, comentou. No entanto, a emenda não exclui a possibilidade de que os partidos organizem convenções presenciais, desde que, conforme ressaltou Bertuol durante a palestra, sejam respeitadas as normas sanitárias de cada localidade. 

Previstas para acontecer entre 20 de julho e 5 de agosto, as convenções partidárias poderão ocorrer agora entre 31 de agosto e 16 de setembro. Nos eventos virtuais, o Módulo Externo do Sistema de Candidaturas (CANDex) funcionará como o livro-ata, registrando-se diretamente no sistema as informações relativas à ata e à lista dos presentes. Com base na resolução Nº 23.623/2020 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bertuol explicou que a lista de presença pode ser registrada por assinatura eletrônica ou por registro de áudio e vídeo, fazendo a gravação da leitura da documento durante a convenção, com os convencionais presentes.

Candidaturas e Lei da Ficha Limpa

Nas eleições de 2016, o TSE computou o pedido de registro de mais de 450 mil candidatos ao cargo de vereador, e o Procurador Regional Eleitoral comentou que estimativas extra oficiais especulam a possibilidade de que o número possa dobrar este ano. A data limite para a solicitação de registro de candidatura em 2020 foi adiada para 26 de setembro, até às 19h. 

Bertuol expôs também que, a partir das eleições deste ano, as coligações – consórcios de partidos políticos – são permitidas somente para eleições majoritárias, ou seja, para concorrer à vaga de prefeito. Quanto ao assunto, avançou um pouco sobre a temática da próxima e última edição dos Seminários Regionais Eleições 2020, abordando a cota de gênero estabelecida em 30%, no mínimo, e 70%, no máximo, para candidaturas masculinas e femininas.

Finalizando a palestra, o Procurador Regional Eleitoral abordou a Lei da Ficha Limpa e inelegibilidade para as eleições de 2020.  “O TSE equalizou o entendimento sobre esses oito anos (período de tempo que a Lei da Ficha Limpa impõe de inelegibilidade ao candidato), deixando claro agora que iniciam no dia do primeiro turno das eleições e terminam no dia de igual número no oitavo ano seguinte”, explicou. 

Além desses pontos, Bertuol abordou também o procedimento de julgamento das contas anuais e a decisão, que considerou polêmica, do Supremo Tribunal Federal sobre a competência exclusiva da câmara municipal para julgar as contas de governo e as contas de gestão, cabendo ao Tribunal de Contas da União auxiliar o poder legislativo municipal emitindo parecer prévio e opinativo que somente poderá ser derrubado por decisão de dois terços de vereadores. Mais de 150 pessoas acompanharam ao vivo a palestra desta quinta-feira pelo canal do MPSC no YouTube (a íntegra está disponível neste link). 

Seminários Regionais Eleições 2020

O evento, que antes percorria o estado em edições regionais, está sendo realizado de forma virtual em função da pandemia de covid-19 e é realizado pelo Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa (CMA) e pelo Centro de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) do MPSC. Ao todo serão cinco palestras transmitidas sobre temas diversos, que visam contribuir para o aperfeiçoamento e a lisura das próximas eleições.

O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Moralidade Administrativa, Fabrício Weiblen, finalizou o evento fazendo um convite para a edição de amanhã (10/7), que encerra o ciclo de palestras diárias transmitidas desde segunda-feira (6/7), às 10h, no canal do MPSC no YouTube.

Os Seminários Virtuais Eleições 2020 são promovidos pelo Ministério Público de Santa Catarina com apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SC), da Procuradoria Regional Eleitoral (MPF), da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), da Escola Superior de Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC) e da Associação Catarinense do Ministério Público (ACMP).

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Sobre o autor:
Redação
Redação Visor Notícias
Visor Notícias é um portal com notícias e reportagens sobre o dia a dia do Litoral Norte e Grande Florianópolis criado em 2016.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Política

Eduardo Leite é lançado pré-candidato à Presidência pelo PSD

Governador do RS se filia ao PSD e é anunciado como pré-candidato ao Planalto em 2026; Saída do PSDB ocorre após 24 anos de trajetória no partido

Política

INSS notificará vítimas de descontos indevidos a partir da próxima terça-feira

Mais de 9 milhões de beneficiários devem confirmar se autorizaram os débitos; devolução dos valores ainda não tem data definida

Política

Câmara aprova urgência para ampliar número de deputados

Projeto prevê criação de 18 novas cadeiras na Câmara, sem impacto orçamentário, segundo o relator; votação pode ocorrer a qualquer momento

Política

Câmara pode votar urgência para ampliar número de deputados

Projeto atende decisão do STF que exige redistribuição das cadeiras conforme dados populacionais do Censo 2022

Política

Projeto que proibia nudismo em praias de SC é arquivado na Alesc

Relator citou decisão do STJ para defender regulamentação da prática em locais específicos

Mais notícias

Segurança

Cabine de caminhão é parcialmente destruída por incêndio em Itajaí

O fogo foi contido antes que atingisse a carga inflamável

Segurança

Casal é preso por agredir o próprio filho de 13 anos no Alto Vale do Itajaí

Filho relatou aos policiais que as agressões ocorrem desde o final de 2024