keyboard_backspace

Página Inicial

Eleições

Partidos e candidatos são orientados sobre entrega da prestação de contas eleitorais

Procedimentos foram detalhados para diretórios partidários de Santa Catarina em reunião

TRE SC
Foto: Divulgação

Passado o primeiro turno das Eleições 2022, partidos políticos e candidatas e candidatos que não permanecem na disputa devem entregar a prestação de contas final de campanha até o dia 1º de novembro. Essa importante etapa do processo eleitoral foi tema da reunião realizada nesta quinta-feira (20) pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) com representantes partidários do estado, em formato telepresencial.

“É hora de demonstrar à sociedade que o financiamento das campanhas eleitorais e partidárias ocorreu de forma correta e transparente, seguindo todas as normas traçadas pela Lei das Eleições”, disse o presidente da Corte, desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann, na abertura do encontro.

Ele destacou o trabalho árduo feito pela Justiça Eleitoral para divulgar todas as informações de financiamento e prevenir falhas e desvios de finalidade na aplicação de recursos, como a campanha institucional que mobilizou instituições catarinenses intitulada Você Vê – Recursos Públicos em Campanha.

“Em Santa Catarina, até o momento, foi registrada a movimentação de recursos no valor de R$ 206 milhões, dos quais R$ 167 milhões referem-se a recursos públicos, ou seja, 81%”, informou o presidente do Tribunal.

Em seguida, a secretária de Controle Interno e Auditoria, Denise Goulart Schlickmann, elencou pontos específicos para os quais os envolvidos precisam estar atentos ao entregarem a prestação de contas de campanha.  “O prazo final para arrecadação de recursos e realização de gastos é o dia da eleição. Então, até o dia da eleição todas essas questões precisam estar resolvidas”, frisou.

Segundo ela, exceções correspondem apenas à permissão de arrecadação de recursos para quitar dívidas de campanha eleitoral, ou seja, recursos eleitorais que tenham sido comprometidos, mas não tenham sido pagos. Mesmo assim, a quitação precisa acontecer até a data de entrega da prestação de contas, pois caso contrário a única hipótese legal para regular a situação será a assunção das dívidas de campanha pelo partido político.

“Dívidas de campanha podem ser assumidas pelo partido político, mas apenas em relação aos débitos que não tenham sido quitados até a data fixada para a apresentação das contas e, é claro, que esses gastos eleitorais precisam estar caracterizados adequadamente, comprovados por documentação idônea ou algum outro meio de prova permitido, mas sempre antes do dia da eleição”, ressaltou Denise.

A obrigatoriedade de prestar contas de campanha abrange os partidos políticos em todas as suas esferas, inclusive diretórios estaduais e municipais constituídos de maneira provisória.

Ainda durante a reunião, o chefe da Seção de Contas Eleitorais e Suporte, Elton Carioni Carsten, repassou informações técnicas sobre o encerramento do processo no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE). Ele também falou sobre a geração e envio da prestação de contas e a respeito da geração da mídia de entrega dos documentos.

“Somente após a entrega da mídia aqui no Tribunal é que a prestação de contas será considerada prestada. Enquanto não houver essa entrega, o candidato ou partido político ficará inadimplente”, alertou.

Quer receber as notícias em tempo real?

Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.

⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.

Fonte: Visor Notícias

Sobre o autor:
Brunela
Brunela Maria
Brunela Maria é jornalista desde 2011 e formada pelo Centro Universitário IESB, em Brasília. Trabalhou no Notícias do Dia, em Florianópolis e na Record TV Brasília. Atua como repórter no portal Visor Notícias e também na WebTV desde 2019.

Experimente um jeito prático de se informar: tenha o aplicativo do Visor Notícias no seu celular. Com ele, você vai ter acesso rápido a todos os nossos conteúdos sempre que quiser. É simples, intuitivo e gratuito!

Eleições

Eleitores têm até terça para justificar ausência no segundo turno

Prazo para regularizar ausência na votação se encerra em 7 de janeiro

Eleições

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições termina na próxima quinta-feira (5)

A justificativa deve ser encaminhada para a Justiça Eleitoral; entenda

Eleições

Ricardo Rosa destaca propostas e desafios para Itapema em entrevista ao Visor Eleições

Pré-candidato pelo MDB apresenta planos para turismo e infraestrutura

Eleições

O que é necessário saber sobre as eleições municipais de 2024 para não cair em desinformação

Brasileiros vão às urnas em 2024 para eleger prefeitos e vereadores que irão exercer mandato entre 2025 e 2028

Eleições

Sabino Bussanello fala sobre propostas planejando volta à Prefeitura de Itapema

O pré-candidato a prefeito de Itapema esteve no Visor Eleições 2024, que irá entrevistar todos os pré-candidatos

Mais notícias

Segurança

Grupo criminoso é preso por planejar assassinato de homem em situação de rua

Crime seria cometido de forma brutal e transmitido ao vivo pela internet

Segurança

Homem é picado por serpente venenosa enquanto roçava terreno em SC

Vítima foi levada ao hospital com fortes dores e segue internada