O cardeal norte-americano Robert Prevost, de 69 anos, celebrou nesta sexta-feira (9) sua primeira missa como Papa Leão XIV, no Vaticano. Ele foi eleito pelo conclave na quinta-feira (8) e sucede o Papa Francisco. A cerimônia, realizada na Capela Sistina, marcou o início oficial de seu pontificado.
No início da homilia, ele saudou os cardeais em inglês, repetindo as palavras do Salmo responsorial: “Cantarei um cântico novo ao Senhor, porque ele fez maravilhas”.
“E, de fato, não apenas comigo, mas com todos nós. Meus irmãos cardeais, ao celebrarmos esta manhã, convido-os a refletir sobre as maravilhas que o Senhor fez, as bênçãos que o Senhor continua a derramar sobre todos nós por meio do Ministério de Pedro. O Senhor me chamou para carregar essa cruz e realizar essa missão, e sei que posso contar com cada um de vocês para caminhar comigo, continuamos como Igreja, como uma comunidade de amigos de Jesus, como fiéis para anunciar a Boa Nova, para anunciar o Evangelho.”
Em seguida, começou a ler o texto previamente preparado, em que refletiu sobre a frase que Simão Pedro dirige a Jesus, contida no capítulo 16 do Evangelho de Mateus: ‘Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo’.”
Prevost foi escolhido por 133 cardeais eleitores e é o primeiro papa oriundo dos Estados Unidos. Natural de Chicago e naturalizado peruano, é conhecido por sua atuação junto à vertente agostiniana da Igreja Católica e por ter comandado o Dicastério para os Bispos, um dos principais órgãos do Vaticano.
A agenda do novo pontífice inclui, no domingo (11), a tradicional oração do Regina Coeli, às 17h (horário de Brasília), na sacada da Basílica de São Pedro. A bênção marca seu primeiro encontro público com os fiéis desde a eleição.
*Supervisionado por Everton Palaoro
Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre bem informado.
⚠ ATENÇÃO: Caso não esteja conseguindo clicar no link das notícias, basta adicionar um administrador do grupo em sua lista de contatos.